A Importância da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades e desafios

Autores

  • Keliana Eva da Silva
  • Bárbara Kelly de Souza
  • Ellen Cristina de Oliveira
  • Fernanda Cristina Barbosa Araújo

Palavras-chave:

Avaliação. Escola. Professor. Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo expor os preceitos, as características e os fundamentos da avaliação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Procuramos analisar a importância da prática avaliativa em três escolas públicas do município de Belo Horizonte, buscando entender as possíveis formas de utilização das avaliações. Sendo assim, convidamos o leitor a refletir sobre o perfil e a postura do professor enquanto avaliador. Exibimos um breve estudo sobre a história da avaliação através da percepção de vários teóricos. Ao final, apresentamos sugestões a serem discutidas e executadas pela escola e pela família com o intuito de aprimorar as práticas avaliativas, tendo em vista que o trabalho conjunto de ambas é imprescindível para a construção da aprendizagem do aluno. Diagnosticamos, por meio da pesquisa de campo, que as escolas juntamente com os professores precisam contemplar a avaliação como uma fonte de investigação e reflexão sobre quais os problemas do fracasso escolar identificados, para solucioná-los ou, no mínimo, minimizá-los com alterações necessárias das práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keliana Eva da Silva

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Bárbara Kelly de Souza

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Ellen Cristina de Oliveira

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Fernanda Cristina Barbosa Araújo

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Downloads

Publicado

2014-10-21

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC