Estratégias de Aprendizagem no cotidiano da criança disléxica: desafios à pratica docente

Autores

  • Abraão Dias Pinheiro
  • Cintia Mara Alves de Abreu
  • Cleidiane Alves da Silva
  • Daniela Ferraz do Carmo

Palavras-chave:

Estratégias. Dislexia. Disléxico. Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo desenvolve-se a partir de uma pesquisa realizada a fim de conceituar e identificar as características e especificidades do distúrbio neurológico específico da linguagem, denominado Dislexia. Dessa forma, descrevemos um breve histórico sobre como foi identificado o distúrbio pela primeira vez e explicitamos as definições estabelecidas para a dislexia na perspectiva de vários autores. Identificamos várias estratégias a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa para nossos educandos, extinguindo de vez o estigma de alunos preguiçosos, desinteressados e incapazes de apreender o que lhes é ensinado. O que pretendemos esclarecer é que o disléxico não possui uma doença, e que sua dificuldade pode ser superada mediante tratamento individualizado. Procuramos encontrar meios que possibilitem ao educador superar os desafios em sua prática com a criança disléxica, sugerindo maneiras mais dinâmicas de aplicação dos conteúdos necessários, relacionando-os à realidade dos sujeitos envolvidos, a fim de torná-los mais interessantes e eficazes.

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Biografia do Autor

Abraão Dias Pinheiro

Graduando do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Cintia Mara Alves de Abreu

Graduando do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Cleidiane Alves da Silva

Graduando do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Daniela Ferraz do Carmo

Graduando do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2014-10-21

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS