A importância do planejamento de ensino como condição efetiva e eficaz do trabalho pedagógico: desafios à prática docente

Autores

  • Delaine Maciel Julio dos Santos
  • Jerusa Lorrane Rodrigues Cordeiro
  • Karina Ferreira Patricio
  • Karine Sanlei da Silva Guimarães
  • Luiza de Andrade Rosa de Souza

Palavras-chave:

Planejamento – Ensino – Eficiente – Eficaz - Importante

Resumo

Este trabalho tem como temática o planejamento de ensino como uma das principais e mais importantes ferramentas utilizadas como recurso na educação. Abordamos todos os aspectos consideráveis para se alcançar metas e objetivos, o que para isso atribuímos a necessidade de que toda ação pedagógica passe antes pelo planejamento, seja ele curricular, de ensino ou  escolar, o Projeto Político Pedagógico com foco na importância da ação efetiva e eficaz do planejamento de ensino. O grupo foi em busca da comprovação da real importância desse recurso na prática pedagógica em sala de aula. Para isso, utilizamos bases teóricas por meio de pesquisas bibliográficas e também a pesquisa de campo, a qual foi realizada em três escolas, sendo elas da rede pública e particular de Belo Horizonte e região. Baseando nas pesquisas realizadas, fundamentamos toda a pesquisa  pautando-se em teóricos referenciais, em busca da comprovação da importância efetiva e eficaz do planejamento de ensino no âmbito escolar. Portanto, apresentamos a percepção da atenção e importância dada ao planejamento de ensino pelos coordenadores e professores das escolas pesquisadas. Percebemos enquanto pesquisadoras que as concepções do planejamento são funcionalistas e dialéticas. A concepção funcionalista é a tradicional no ensino, sendo um instrumento de poder. A concepção dialética tem no planejamento a práxis que surge da realidade. Nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo consolida tarefas e saberes críticos, criativos, reflexivos, transformadores. A pesquisa sobre a importância do planejamento de ensino no âmbito escolar teve uma abordagem qualitativa e se construiu sob uma amostra do panorama das redes particular e municipal de ensino de Belo Horizonte e Betim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delaine Maciel Julio dos Santos

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Jerusa Lorrane Rodrigues Cordeiro

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Karina Ferreira Patricio

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Karine Sanlei da Silva Guimarães

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Luiza de Andrade Rosa de Souza

Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas

Downloads

Publicado

2014-10-22

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC