CONTRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Palavras-chave:
Educação Integral. Experiência. Contribuições. Desafios.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a Educação Integral como forma de promover às crianças, aos adolescentes e aos jovens, cultura, lazer, conhecimento, cidadania e segurança num mesmo espaço, bem como, destacar os desafios inclusos. Esta é uma educação que oferta a contínua reconstrução e reorganização da experiência que, conforme Dewey é o pensamento reflexivo, associado a atividades intra e extracurriculares de ensino-aprendizagem. O aporte teórico, entre diversos autores, teve por base os textos de Dewey (1959), Brasil (2009; 2010) e Saviani (1991). Portanto, a Educação Integral ainda carece de atenção para a eficiência e eficácia do programa, pois há desafios que precisam ser considerados, mas, também, há fatores positivos, que tornam a educação em tempo integral uma “experiência significativa” ao conhecimento e a formação do ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).