CONTRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Elisângela de Carvalho Franco

Palavras-chave:

Educação Integral. Experiência. Contribuições. Desafios.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a Educação Integral como forma de promover às crianças, aos adolescentes e aos jovens, cultura, lazer, conhecimento, cidadania e segurança num mesmo espaço, bem como, destacar os desafios inclusos. Esta é uma educação que oferta a contínua reconstrução e reorganização da experiência que, conforme Dewey é o pensamento reflexivo, associado a atividades intra e extracurriculares de ensino-aprendizagem. O aporte teórico, entre diversos autores, teve por base os textos de Dewey (1959), Brasil (2009; 2010) e Saviani (1991). Portanto, a Educação Integral ainda carece de atenção para a eficiência e eficácia do programa, pois há desafios que precisam ser considerados, mas, também, há fatores positivos, que tornam a educação em tempo integral uma “experiência significativa” ao conhecimento e a formação do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela de Carvalho Franco

Mestre em Teologia pela Faculdade EST/RS

Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidad Nacional de La Plata/ UNLP

Área de pesquisa: Educação e Religião

Instituto: IFRO/ Campus de Ariquemes

Downloads

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS