AUTONOMIA E INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
um relato de experiência no PIBID com jogos pedagógicos
Abstract
O presente artigo analisa as práticas pedagógicas voltadas à promoção da autonomia e inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Belo Horizonte. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o estudo de caso como método, com entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras da rede pública. Os dados foram interpretados à luz do referencial teórico da Educação Inclusiva, dos direitos educacionais e da pedagogia humanista. Os resultados indicam avanços na construção de uma escola inclusiva, mas também revelam desafios persistentes relacionados à formação docente, às condições estruturais e ao planejamento pedagógico. A pesquisa conclui que a promoção da autonomia está diretamente relacionada ao reconhecimento das singularidades e à oferta de práticas inclusivas sistemáticas e reflexivas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
