FORMAÇÃO E PRÁXIS DO PEDAGOGO E OS DESAFIOS DO ENSINO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Abstract
Este estudo analisa a formação e a prática pedagógica voltadas para o atendimento de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), evidenciando lacunas significativas na preparação dos educadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseada em questionários aplicados a professores de Belo Horizonte, revela que a maioria dos docentes não recebeu formação específica sobre o tema e não utiliza instrumentos adequados para identificação, baseando-se apenas na observação informal. A falta de suporte institucional, recursos e estratégias pedagógicas adaptadas resulta em atendimento inadequado e desestimulante para esses alunos. Conclui-se pela necessidade urgente de investimentos em formação continuada e materiais didáticos especializados para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
