A RELAÇÃO ENTRE A ARQUITETURA ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
paradigmas em disputa na formação docente
Resumo
O presente trabalho possui o intuito de analisar como a arquitetura escolar influencia o desenvolvimento integral, a autonomia e a criatividade infantil, configurando-se como facilitadora das práticas pedagógicas. O estudo busca compreender a contribuição de elementos como espaço e acessibilidade na mediação pedagógica. A metodologia adotada é qualitativa, com pesquisa de campo realizada em uma UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) de Contagem-MG. A coleta de dados envolveu observação das participantes e a aplicação de questionários a três docentes e uma pedagoga, buscando compreender suas perspectivas sobre o impacto da arquitetura no desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos (creche e pré-escola). A investigação qualitativa foca em como os elementos arquitetônicos influenciam o desenvolvimento infantil. Os resultados desta pesquisa tendem a evidenciar a importância de um planejamento arquitetônico intencional, reconhecendo o ambiente construído não apenas como um palco, mas como um agente ativo no processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
