O DESENHO INFANTIL:
instrumento das práticas pedagógicas para identificação das vivências sociais na Educação Infantil
Resumo
Este artigo busca compreender como professores da Educação Infantil de uma escola pública de Belo Horizonte utilizam o desenho em sala de aula como instrumento pedagógico, observando se conseguem, por meio dessa prática, identificar as vivências sociais das crianças. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de observações diretas no ambiente escolar e entrevistas semiestruturadas com docentes da Educação Infantil. A escolha pelo tema se justifica pela relevância do desenho nas vivências pessoais das pesquisadoras e como linguagem expressiva das crianças e pela constatação de que, muitas vezes, ele é utilizado sem intencionalidade pedagógica, limitando seu potencial de mediação na escuta e no acolhimento das experiências infantis. A investigação revelou que, embora haja reconhecimento do valor simbólico do desenho, seu uso ainda carece de uma prática sistematizada e consciente que favoreça a leitura das manifestações sociais e emocionais das crianças. O estudo evidencia a importância de uma formação docente que considere o desenho como ferramenta sensível de escuta e intervenção pedagógica, reforçando a necessidade de práticas que respeitem e valorizem as múltiplas formas de expressão da infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
