Bioética Latino-americana e Pesquisa-Ação: um diálogo enriquecedor das bases epistemológicas e metodológicas da Bioética Latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p489-514Palavras-chave:
Bioética. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Pesquisa-Ação.Resumo
Com a aprovação, por unanimidade, da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO, de 2005, a bioética sofreu uma importante ampliação conceitual, incluindo temas sociais, ambientais e sanitários na sua agenda. Como era de se esperar, várias críticas surgiram de várias frentes, questionando mediante especulações epistemológicas, que esta bioética é inviável devido a sua pouca aplicabilidade e resolutividade. Aproveitando o importante papel desenvolvido pela América Latina na aprovação da supracitada Declaração, esse texto busca responder a essa crítica recorrente, apresentando a metodologia da pesquisa-ação como uma maneira significativa de um trabalho intervencionista em defesa dos direitos humanos, a partir da bioética proposta na América Latina. Nesse sentido, é feita uma revisão bibliográfica visando apresentar elementos que permitam estabelecer um diálogo entre bioética e pesquisa-ação. Por fim, o texto conclui que essa metodologia não é apenas relevante, mas necessária, para a Bioética conceituada na Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).