Avaliação dos aspectos analíticos, práticos e criativos da inteligência em alunos do ensino médio numa perspectiva da teoria triárquica de Robert Sternberg
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p473-488Palavras-chave:
Inteligência humana. Inteligência pratica. Teoria TriárquicaResumo
A Teoria Triárquica da Inteligência Humana procura explicar, de maneira integrativa, a relação entre a inteligência e o mundo interno do indivíduo. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados encontrados na aplicação do Teste das Capacidades Triárquicas de Sternberg instrumento utilizado para comparar os aspectos analíticos, criativos e práticos em alunos do Ensino Médio. A aplicação do teste foi realizada de forma coletiva, num tempo 90 minutos. A amostra era composta por 166 participantes. O resultado foi: os alunos obtiveram uma média de 64,18 no resultado geral do teste; no domínio analítico, a média foi de 25,96; no domínio criativo, a média foi de 20,80; no domínio prático a média foi 17,42. O melhor desempenho se deu nas questões analíticas e a maior dificuldade encontrada foi na parte prática. Educar para a inteligência triárquica é dar ao indivíduo a possibilidade de maximizar suas potencialidades, garantindo assim o sucesso acadêmico e na vida.
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