NOVAS TECNOLOGIAS E RELAÇÕES DE TRABALHO: CYBERBULLYING, RESPONSABILIDADE PATRONAL E REFORMA TRABALHISTA
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p22-39Mots-clés :
Bullying, Cyberbullying, Assédio Moral, Responsabilidade do Empregador, Reforma Trabalhista (PLC 38/2017)Résumé
A pesquisa enfrenta a temática do cyberbulling nas relações de trabalho, não sem antes superar a questão semântica de sua conceituação, partindo dos termos bullying e cyberbullying e chegando ao usualmente empregado nas relações laborais “assédio moral”e “assédio sexual”. Examina a Lei de “combate à intimidação sistemática” – Lei nº. 13.185/15, verificando sua aplicabilidade (e utilidade) no ambiente laboral – bem como o sistema de responsabilidade aplicado aos casos de assédio moral e sexual perpetrados em ambientes de trabalho. Por fim, investiga acerca da adequação da aplicação da Lei nº. 13.185/15 no cenário trabalhista, notadamente no que se refere à responsabilidade do empregador pela manutenção de ambiente laboral hígido e adequado, identificando hipóteses em que possa ser responsabilizado por danos aos trabalhadores, especialmente quando os atos de violência se derem em espaços virtuais, mas com reflexos concretos na saúde e psiquè dos trabalhadores. Por fim, enquadra a responsabilidade do empregador na nova moldura da responsabilidade civil do PLC 38/2017, abordando especiais detalhamentos.
Téléchargements
Références
ALKIMIN, Maria Aparecida (org.). Bullying. Visão interdisciplinar. Campinas: Editora Alínea, 2011.
ALVES, Giovanni; MARTINEZ, Vinicio (org.). Dialética do Ciberespaço. Trabalho, tecnologia e política no capitalismo global. Bauru: Editora Document Arminda, 2002,
BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Ação Afirmativa: alternativa eficaz para a busca da diversidade no trabalho pelo Ministério Público do Trabalho. In Estudos Aprofundados do MPT. Salvador: Editora Juspodvium, 2013.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 12 ed. São Paulo: LTR, 2013.
HIRIGOYEN, Marie-France. El Acoso Moral en el Trabajo: distinguir lo verdadero de lo falso. Barcelona: Paidós, 2013
HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral. A violência perversa no cotidiano. 15 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-estar no trabalho. Redefinindo o assédio moral. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010, p. 101-104.
LIMA, Ana Maria de Albuquerque. Cyberbullying e outros riscos na internet. Despertando a atenção dos pais e professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
MELO, Josevaldo Araújo de. Ciberbullying. A violência vitual. 2 ed. Recife: Edupe, 2011.
PORTO, Lorena Vasconcelos; PEREIRA, Ricardo José Macêdo de Britto. A tutela coletiva do dano extrapatrimonial no direito do trabalho. In: Danos Extrapatrimoniais no Direito do Trabalho. São Paulo: Ltr, 2017.
ROCHA, Telma Brito. Cyberbullying. Ódio, violência virtual e profissão docente. Brasília: Liber livro, 2012.
SHARIFF, Shaheen. Ciberbullying. Questões e soluções para a escola, a sala de aula e a família. São Paulo: Editora Sênior, 2008.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).