INCLUSÃO “VERSUS” EXCLUSÃO SOCIAL: BREVE ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Carolina Costa Resente PUC Minas
  • Luiz Paulo Ribeiro Centro Universitário de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n14p378-400

Palavras-chave:

Desigualdade social, Vulnerabilidade, Exclusão Social

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer à cena diferentes conceituações do termo vulnerabilidade pra proporcionar uma discussão sobre a exclusão/inclusão em diferentes contextos. O problema destacado para esta apresentação diz respeito ao conceito de vulnerabilidade social, termo que expressa uma situação intermediária de risco de exclusão, localizada entre as situações extremas de inclusão e exclusão. Selecionamos três perspectivas teóricas sobre a vulnerabilidade social. Pelluchon (2011) aborda a vulnerabilidade a partir de uma reflexão filosófica sobre a civilização contemporânea, como fundamento ético necessário à construção de uma noção de interdependência. Por outro lado, a perspectiva adotada pela ONU e seguida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego do Governo Federal brasileiro (MTE), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), define o grau de vulnerabilidade de acordo com o nível de ativos físicos, humanos e sociais que o indivíduo detém ou não. Trata-se de uma variável dinâmica e muito discutida no campo das ciências políticas e sociais, fruto da repartição desigual da posse desses ativos. Por fim, Le Blanc (2011) discute o sentimento contemporâneo de vulnerabilidade que é compartilhado por quase todas os seres humanos e dissemina o medo de ser ‘desembarcado’, um sentimento último de ansiedade frente à possibilidade eminente de queda ou de exclusão social. Muito embora estarmos à guisa de uma conclusão sobre o termo vulnerabilidade, as discussões e apresentações aqui postas contribuem para a busca e o alcance da transformação social.

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Biografia do Autor

Carolina Costa Resente, PUC Minas

Doutora em Psicologia (PUC Minas, 2014), professora da PUC Minas.

Luiz Paulo Ribeiro, Centro Universitário de Belo Horizonte

Psicólogo (PUC Minas, 2011), Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (FM-UFMG - 2013), Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG, 2016).

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Publicado

2018-07-03