DESENVOLVENDO O INDEX PARA INCLUSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS DE REFLEXÃO/AÇÃO SOBRE PROCESSOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n14p332-350

Parole chiave:

Inclusão em Educação, Exclusão em Educação, Index para a Inclusão

Abstract

 

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo relatar experiências de pesquisa acerca do uso do Index para Inclusão no contexto brasileiro e sua contribuição para os estudos sobre processos de inclusão e exclusão em educação. Inicialmente apresentamos o instrumento e seus objetivos. Em seguida, compartilhamos as experiências de pesquisa que envolvem seu uso no país. Desde sua construção e publicação na Inglaterra por Booth & Ainscow (2000), foi traduzido e tem sido desenvolvido no Brasil, que integra a Rede Internacional do Index para a Inclusão. Trata-se de um instrumento práxico capaz de promover reflexões/ações sobre a construção de culturas, o desenvolvimento de políticas e a orquestração de práticas de inclusão em educação. Nesse sentido, o instrumento tem potencial para ser desenvolvido em diversos contextos educacionais. Os resultados das pesquisas que o utilizaram, seja como suporte prático ou teórico, ressaltam o potencial reflexivo e formativo do material que contribui para um processo de autorrevisão de culturas, políticas e práticas de inclusão em educação.

 

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Biografie autore

Mônica Pereira dos Santos, UFRJ

Professora Associada 

Departamento de Fundamentos da Educação

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva, PPGE - Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Regina Maria de Souza Correia Pinto, PPGE- Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de janeiro

Doutotanda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Mestre em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carolina Barreiros de Lima, PPGE - Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ).

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Pubblicato

2018-07-03