PROJETO DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC MINAS UNIDADE SÃO GABRIEL (BELO HORIZONTE - MG)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p248-265Palavras-chave:
Reservatório de água pluvial, Escassez de recursos hídricos, Aproveitamento de água de chuva.Resumo
Através do presente artigo objetiva-se apresentar um projeto de aproveitamento de água de chuva, de forma a aplicar parâmetros técnicos e legais quanto à estimativa da potencialidade de captação e armazenamento a partir da cobertura do prédio C da Unidade São Gabriel da PUC Minas. Tendo em vista o conceito de desenvolvimento sustentável e a crise hídrica no Brasil, faz-se necessário um esforço individual e coletivo no sentido de uma reeducação no que se refere ao consumo, manutenção, preservação, utilização e reutilização das águas. Nesse contexto, foi desenvolvido um estudo científico em trabalho já concluído em que foi calculado o volume de água que pode ser captado na cobertura predial e comparado o resultado com a demanda de irrigação existente na Universidade. Os resultados indicam que o sistema de captação de água de chuva proposto para a PUC, Unidade São Gabriel, armazenaria água suficiente para atender às áreas de jardim acerca do prédio estudado. Verificou-se que a implantação do sistema seria economicamente viável, de acordo com os cálculos, custos e espaço de alocação, utilizando um reservatório com um volume de 15 m³ para a instalação do sistema no edifício C.
Downloads
Referências
AGENCIA REGULADORA DE SERVICOS DE ABASTECIMENTO DE AGUA E DE ESGOTAMENTO SANITARIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Tabelas Tarifárias da COPASA-MG. Disponível em: < http://www.arsae.mg.gov.br/component/gmg/page/262> Acesso em: 03 maio 2017.
AMORIM, S. V.; PEREIRA, D. J. A. Estudo Comparativo dos Métodos de Dimensionamento para Reservatórios Utilizados em Aproveitamento de Água Pluvial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 53-66, abr./jun. 2008.
ANNECCHINI, Karla Ponzo Vaccari. Aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis na cidade de Vitória (ES). 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Vitória, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.527: água de chuva – aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.
BEZERRA, S. M. DA C.; CHRISTAN, P. DE; TEIXEIRA, C. A.; FARAHBAKHSH, K. Dimensionamento de reservatório para aproveitamento de água de chuva: comparação entre métodos da ABNT NBR 15527:2007 e Decreto Municipal 293/2006 de Curitiba, PR. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 10, n. 4, p. 219-231, out./dez. 2010.
CICLO DA ÁGUA. Disponível em: <http://ciclodagua.com/produto/ciclo-1000/>. Acesso em 11 outubro 2017.
GUILHERME, L. B. Aproveitamento das águas de chuva da cidade do Natal para fins potáveis. Natal, 2006. 141 p. Dissertação (Mestre) – Centro de tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
INSTITUTO NACIONAL DE METEREOLOGIA. Disponível em: < www.inmet.gov.br/ >. Acesso em: 09 março 2017.
MAY, Simone. Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. 2004. 159 p. Dissertação de Mestrado (Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária) - Escola Politécnica da Universidade São Paulo, São Paulo, 2004.
RUPP, R. F.; MUNARIM, U.; GHISI, E. Comparação de Métodos Para Dimensionamento de Reservatórios de Água Pluvial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 47-64, out./dez. 2011.
SANASA - SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A. Disponível em: <http://www.sanasa.com.br/inicio/default. aspx> Acesso em: 01 setembro 2016.
SILVA, Carlos Henrique R. Tomé. Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: <https://www12.senado. leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/outras-publicacoes/temas-e-agendas-para-o-desenvolvimento-sustentavel/recursos-hidricos-e-desenvolvimento-sustentavel-no-brasil.> Acesso em: 17 setembro 2016.
TOMAZ, Plínio. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE AGUA DE CHUVA, 6, 2003, Belo Horizonte. São Paulo. ABCMAC, 2003. P. 1-33.
TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva de cobertura em área urbana para fins não potáveis. 29 dezembro 2009. Disponível em: <http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/livros/livro_conservacao/capitulo8.pdf>. Acesso em: 12 setembro 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).