CRÍTICA MARXISTA À TEORIA GERAL DO DIREITO BURGUÊS À LUZ DA TEORIA PACHUKANIANA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2018v8n16p158-177Palavras-chave:
Forma-mercadoria. Forma jurídica. Superestrutura jurídica. Moral e pensamento burguês. Norma e relação jurídica.Resumo
Este trabalho trata de uma análise crítica à teoria geral do direito burguês à luz da perspectiva pachukaniana. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é investigar e analisar os elementos centrais da teoria geral do direito burguês à luz da perspectiva pachukaniana, para apontar as contradições e a necessidade de superação da superestrutura jurídica. Em razão disso, o foco da presente investigação e análise foi na equivalência identificada entre a forma-mercadoria e a forma jurídica, e também, na relação contraditória que surge entre a forma-mercadoria e sujeito de direito; direito e poder estatal; entre a moral e o pensamento jurídico burguês e entre a norma objetiva e relação jurídica. Para tanto, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica da obra de Pachukanis, que utilizou o mesmo método que Marx, em introdução à economia política. Ao final, pôde-se concluir que, devido às contradições que surgem da superestrutura jurídica, é necessária a superação tanto do direito como do Estado para a emancipação e libertação do homem.
Downloads
Referências
ENGELS, Friedrich. A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Tradução de Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 1984.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã (Feuerbach). Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 5. Ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. 4. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.
JELLINEK, Georg. Sistema dos direitos públicos subjetivos. 2. ed. – Tubinga: Mohr, 1919.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Tradução João Baptista Machado; revisão para a edição brasileira: Silvana Vieira. 2. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1987.
MARX, Karl. Grundrisse. Tradução de Mário Duayer e Nélio Schneider. [livro eletrônico] 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Miséria da filosofia: resposta à “Filosofia da Miséria” de Pierre-Joseph Proudhon, Rio de Janeiro: Leitura, 1965.
MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. 5. ed. rev., atual. Ampl. – São Paulo: Atlas, 2016.
NAVES, Márcio Bilharinho. Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis. 1. Reimpressão – São Paulo: Boitempo, 2008.
PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria geral do direito e marxismo. Tradução Paula Vaz de Almeida; revisão técnica Alysson Leandro Mascaro, Pedro Davoglio. – 1. ed. – São Paulo: Boitempo, 2017.
REZEK, José Francisco. Direito internacional público: curso elementar. 15. ed. rev. E atual. – São Paulo: Saraiva, 2014.
SARTORI, Vitor Bartoletti. Lukács e a crítica ontológica ao direito. [livro eletrônico] 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
STANLEY, Paulson L. Fundamentación crítica de la doctrina de Hans Kelsen. Tradução de Luiz Villar Borda. [livro eletrônico] 1. ed. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).