MODELOS DE NEGÓCIOS: A CONEXÃO ENTRE ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p1-21Palavras-chave:
Modelos de negócios. Inovação. Sustentabilidade. Framework escolhas e consequênciasResumo
A pesquisa sobre modelos de negócios (MN) tem ganhado crescente relevância entre gestores e acadêmicos mesmo diante de discordâncias sobre sua definição e fundamentação teórica. Entretanto, estas divergências contribuem para a sobreposição do conceito de modelos de negócios e outros conceitos correlatos como, por exemplo, estratégia e inovação. Diante disto, o presente trabalho diferencia tais conceitos, partindo da aplicação do framework Escolhas e Consequências (E/C) de Casadesus-Masanell e Ricart (2010) na empresa A.Yoshii Engenharia como um caso ilustrativo. Apesar da difusão do framework Business Model Canvas (BMC) de Osterwalder e Pigneur (2011), especialmente entre as empresas nascentes, a aplicação do framework E/C justifica-se por sua visão abrangente e parcimoniosa para o entendimento do MN praticado pela empresa analisada. Além disto, o alinhamento da base conceitual e teórica, presente no framework E/C, com os fundamentos da corrente de estudos da organização industrial é consistente e aderente ao pensamento presente na unidade empresarial analisada. Fato este que reforça a importância de se desenvolver MN sustentáveis e longevos. Com isto, o MN é apresentado como um reflexo das escolhas estratégicas da organização acerca da criação de valor em face das mudanças no ambiente. Portanto, conclui-se que a estratégia é uma noção abrangente que envolve e determina o MN, e este pode servir de base para – mas não se confunde com – os modelos de inovação e sustentabilidade. Nesta perspectiva, o MN representa um nível de análise intermediário que permite visualizar, interpretar e distinguir a conexão dinâmica entre os conceitos.
Downloads
Referências
ALBERTS, B. Comparing business modeling methods: creating and applying a comparison framework for meta-business models. In: Proceedings of the 14th Twente Student Conference on IT (TSConIT), Enschede, The Netherlands, p. 153-162, Jan. 2011.
AL-DEBEI, M. M.; EL-HADDADEH, R.; AVISON, D. Defining the business model in the new world of digital business. School of Information Systems, Computing and Mathematics, 2008.
BOWMAN, C.; AMBROSINI, V. Value creation versus value capture: towards a coherent definition of value in strategy. British Journal of Management, 11(1), p.1-15, 2000.
CASADESUS-MASANELL, R. Dinámica competitiva y modelos de negocio. Universia Business Review, 4(4), 2004.
CASADESUS-MASANELL, R.; RICART, J. E. From Strategy business models and to tactics. Working paper 10-036. Harvard Business School, Nov. 2009.
CASADESUS-MASANELL, R.; RICART, J. E. Competitiveness: business model reconfiguration for innovation and internationalization. Management Research: Journal of the Iberoamerican Academy of Management, 8(2), p. 123-149, 2010a.
CASADESUS-MASANELL R.; RICART J. E. From strategy to business models and onto tactics. Long Range Planning, 43, p.1-21, 2010b.
CHESBROUGH, H.; ROSENBLOOM, R. S. The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from Xerox Corporation's technology spin‐off companies. Industrial and corporate change, 11(3), p. 529-555, 2002.
DASILVA, Carlos M.; TRKMAN, Peter. Business model: What it is and what it is not. Long Range Planning, 47(6), p. 379-389, 2014.
DEMIL, B.; LECOCQ, X. Business model evolution: in search of dynamic consistency. Long Range Planning, 43, p. 227-246, 2010.
DEMIL, B. et al. Business models within the domain of strategic entrepreneurship. Working Paper. Forthcoming in: Strategic Entrepreneurship Journal, 9 (1), p.1-11, 2015.
GIESEN, E. et al. Three ways to successfully innovate your business model. Strategy & leadership, 35(6), p. 27-33, 2007.
HEDMAN, J.; KALLING, T. The business model concept: theoretical underpinnings and empirical illustrations. European journal of information systems, 12(1), p. 49-59, 2003.
LINDER, J.; CANTRELL, S. Carved in water: Changing business models fluidly. Accenture Institute for Strategic Change Research Report, p. 8-10, 2000.
LINDMAN, M. T. Remarks on the quality of the construction of business concepts. European Business Review, 19(3), p. 196-215, 2007.
MAGRETTA, J. Why business model matter. Harvard Business Review, 80 (5), p. 86-92, 2002.
MCGRATH, R.G. Business models: a discovery driven approach. Long Range Planning, 43, p. 247-261, 2010.
MASSA, L.; TUCCI, C.; AFUAH, A. A critical assessment of business model research. Academy of Management Annals, 11 (1), p. 73-104, 2017.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.
OSTERWALDER, A. et al. Value Proposition Design: como construir propostas de valor inovadoras. São Paulo: HSM, 2014.
PORTER, M. E. Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors, 1980.
RICART, E. J. Modelo de Negocio: El eslabón perdido en la dirección estratégica. Universia Business Review, p. 12-25, 2009.
SHAFER, S. M.; SMITH, H. J.; LINDER, J. C. The power of business models. Business Horizons, 48(3), p. 199-207, 2005.
TEECE, D. J. Business models, business strategy and innovation. Long Range Planning, 43(2), p.172-194, 2010.
WIRTZ, B. Business model management: Design process instruments. Textbook for the Digital Society, 2nd ed., Speyer, 2016a.
WIRTZ, B. W. et al. Business models: Origin, development and future research perspectives. Long Range Planning, 49(1), p. 36-54, 2016b.
YIP, G. S. Using strategy to change your business model. Business Strategy Review, 15(2), p. 17-24, 2004.
ZOTT, C.; AMIT, R. Business model design: an activity system perspective. Long Range Planning, 43(2), p. 216-226, 2010.
ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: recent developments and future research. Journal of Management, 37 (4), p. 1019-1042, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).