GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DA APLICAÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO DA CIDADE DE BETIM/MG
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p403-420Palabras clave:
Gerenciamento de Projetos. Empreendedorismo. Gestão.Resumen
O conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos pode ser apresentado por uma série de capacitações e competências na área de gestão que são aceitas por projetos de diversas naturezas. Este trabalho buscou investigar a aplicação das práticas do Gerenciamento de Projetos em micro e pequenas empresas da cidade de Betim/MG, do segmento de alimentação, especificamente nos restaurantes da região central da cidade. Seu embasamento teórico buscou dar um suporte conceitual ao tema proposto, bem como contextualizar a realidade das micro e pequenas empresas no Brasil e na cidade alvo deste estudo. Para tal, foi realizada uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, onde foram utilizados questionários semiestruturados para a coleta de dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que o perfil do empreendedor nesse ramo foi predominantemente do sexo masculino, com nível médio de escolaridade e baixo nível de conhecimento e aplicabilidade das práticas de gerenciamento de projetos preconizadas pelo PMI (Project Management Institute). No entanto, a maioria dos entrevistados manifestou interesse em conhecer e aplicar estas práticas. A fim de enriquecer as pesquisas na área, sugerimos a realização de outras investigações mais profundas visando a disseminação e incentivo da aplicação das práticas em Gerenciamento de Projetos nesse nicho de mercado.
Descargas
Citas
CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JÚNIOR, Roque. Fundamentos em
gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3. ed. rev. e
ampl. São Paulo: Atlas, 2011. xv, 422 p.
CARVALHO, Marly Monteiro. Fundamentos em Gestão de Projetos. São Paulo: Atlas, 2011.
KERZNER, H. Gestão de projetos as melhores práticas. 2ª edição. São Paulo: Bokkman, 2006.
KERZNER, Harold. Gestão de projetos: melhores práticas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997. 196p.
MELO, Daniel Reis Armond de. Et al. As Práticas de Gerenciamento de Projetos em Micro e Pequenas Empresas. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro: 2012.
OLIVEIRA, Sérgio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. 2 ed. São Paulo : Pioneira, 2001.
PARRA FILHO, Domingos. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Futura, 1998.
SEBRAE. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa: 2010-2011. 4. ed. / Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Org.); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos [responsável pela elaboração da pesquisa, dos textos, tabelas e gráficos]. – Brasília, DF; DIEESE, 2011. 204 p. Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/25BA39988A7410D78325795D003E8172/$File/NT00047276.pdf Acesso em: 28 Maio de 2018.
SEBRAE. Taxa de sobrevivência das empresas no Brasil. Coleção estudos e pesquisas. Brasília. 2011. Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/45465B1C66A6772D832579300051816C/$File/NT00046582.pdf Acesso em: 27 de Maio de 2018.
Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa Bahia. Estudo sobre a Industria de Panificação, acesso em 19 de abril, 2018. SEBRAE, 2019.
UM GUIA do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 5. ed. Pennsylvania: Project Management Institute, 2013.
UM GUIA do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 6. ed. Pennsylvania: Project Management Institute, 2017.
VALERIANO, Dalton L. Gerência em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo: Makron Books, 1998. xxvii, 438 p.
VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 8. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).