Uma análise da nova postura do STF e seu confronto com a tradição romano-germânica e os ideais libertários democráticos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2011v1n1p84-107Resumo
Este artigo é fruto dos resultados obtidos com a pesquisa inserida no Programa de Iniciação Científica da PUC Minas. A elaboração presente trabalho conta com o estudo bibliográfico e com a análise de julgados do STF.
Considerando-se a tradição romano-germânica, bem como a importância do princípio constitucional da harmonia entre os poderes sob a perspectiva do Estado Democrático de Direito, pretende-se analisar o atual posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao proferir suas decisões.
Em síntese, este trabalho visa explorar em que medida no panorama jurídico brasileiro, os juízes ao proferirem suas decisões, vêm extrapolando o exercício de suas atribuições constitucionais e promovendo o desequilíbrio dos poderes no estado brasileiro.
Palavras-chave: Ativismo judicial. Supremo Tribunal Federal. Tradição romano-germânica. Princípio da Harmonia entre os poderes. Juiz Hércules.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).