LIDERANÇA E GESTÃO: A EVOLUÇÃO E A COMPLETUDE DOS PAPÉIS
A evolução e a completude dos papéis
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2020v10n19p14-27Palavras-chave:
Liderança, gestão, funções, equipes.Resumo
Gestão e liderança são palavras que se confundem – é comum tratá-las como sinônimos, assim como os responsáveis por exercer tais papéis – gestor e líder. Este artigo traz uma revisão literária da relação entre ambos e dos dois conceitos distintos, trazendo diversas visões, de diferentes épocas e ambientes, sobre o assunto. São vistas variadas definições e consolidação de algumas delas, por afinidade, facilitando o entendimento teórico e sua aplicação prática. Tida esta visão dos conceitos, destaca-se as lacunas encontradas no tema, sugere-se a realização de estudos complementares, e conclui-se haver a existência de uma distinção importante entre os papéis, que deve ser levada em conta na aplicação prática da função.
Downloads
Referências
ALLIO, Robert J. Leadership development: teaching versus learning. Management Decision, p. 1071-1077, ago. 2005.
BORGES, Flávio; MENDES, João Fernando de Sousa. Competências do gestor e do líder: estudo de caso. Lusíada. Economia & Empresa, p. 89-120, jan. 2015.
DE MONTREUIL CARMONA, Linda Jessica; DE JESUS SILVA, Thiago Bruno; GOMES, Giancarlo. CULTURA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E DESEMPENHO EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE BRASILEIROS. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 3, p. 121-145, set. 2018.
CUSTÓDIO, Júlio César Dias et al. O trabalho, os papéis e as competências do gerente: reflexões à luz do modelo de gestão de Henry Mintzberg. Anais do X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2013.
DRUCKER, Peter F. O essencial de Drucker: Uma selecção das melhores teorias do pai da Gestão. 2008.
FERREIRA, J. M. Carvalho; NEVES, José; CAETANO, Antônio. Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora, 2001.
GOMES, Luiz Flavio Autran Monteiro et al. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2006.
GRANT, Adam M.; GINO, Francesca; HOFMANN, David A. Reversing the extraverted leadership advantage: The role of employee proactivity. Academy of Management Journal, v. 54, n. 3, p. 528-550, jun. 2011.
IVAN, Michele Vilela; TERRA, Leonardo Augusto Amaral. A influência da liderança na dinâmica organizacional. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 1, p. 137-159, 2017.
JING, Fenwick Feng; AVERY, Gayle C. Missing links in understanding the relationship between leadership and organizational performance. International Business & Economics Research Journal (IBER), v. 7, n. 5, p. 67-78, mai. 2008.
KICH, Juliane Ines Francesco et al. A influência do líder na condução do processo de implementação do planejamento estratégico. Ciencias da Administração, v. 10, n. 21, p. 122-146, 2008.
KIRJAVAINEN, Senni et al. The impact of leadership, management and power in an international knowledge-intensive organization. Cadernos EBAPE. BR, v. 8, n. 2, p. 339-352, jun. 2010.
KOTTER, J. P. What leaders really do Harvard Business Review on Leadership. Boston, MA: Harvard Business School, 1990.
MINTZBERG, Henrv. The manager’s job: folklore and fact. Leadership: Understanding the dynamics of power and influence in organizations, p. 35-53, 1997.
PEREIRA, Alonso Luiz. A liderança como um fator de diferencial competitivo. Negócios em Projeção, v. 5, n. 1, 2014.
PESSOA, Raimundo Wellington Araújo; NEVES, João Adamor Dias. O perfil do gestor de clínicas médicas de Fortaleza. Revista de Administração, v. 7, n. 2, p. 96-116, 2009.
REGO, Arménio; CUNHA, M. P. A Essência da Liderança: Mudança. Resultados. Integridade: Teoria, Prática, Aplicações e Exercícios de auto-avaliação, p. 77-129, 2007.
ROTHMANN, Ian. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. Elsevier Brasil, 2017.
SANTOS, Fabianna; SLIWOWSKA, Aleksandra. Liderança estratégica - O sucesso das corporações alcançado através da liderança. Rio de Janeiro, 2010.
SARROS, James C. et al. Work alienation and organizational leadership. British Journal of Management, v. 13, n. 4, p. 285-304, 2002.
SHARMA, Manoj Kumar; JAIN, Shilpa. Leadership management: Principles, models and theories. Global Journal of Management and Business Studies, v. 3, n. 3, p. 309-318, 2013.
THAMHAIN, Hans J. The changing role of team leadership in multinational project environments. Journal of Business and Projects, v. 3, n. 2, 2012.
WU, Joshua B.; TSUI, Anne S.; KINICKI, Angelo J. Consequences of differentiated leadership in groups. Academy of Management Journal, v. 53, n. 1, p. 90-106, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).