INDICADORES DEMOGRÁFICOS DOS MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO NOROESTE DE MINAS – PERÍODO 2000 E 2010
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cooperação intermunicipal favorece ações e elaboração de políticas públicas em benefício da sociedade. Para tanto, é fundamental que os gestores tenham conhecimento das demandas, das singularidades e diferenças dos indicadores socioeconômicos. Especificamente, os indicadores demográficos permitem uma análise da dinâmica populacional, possibilitam compreender a composição etária, identificar o envelhecimento, a razão de dependência seja de jovens ou idosos, entre outros aspectos. Nesse ínterim, o presente estudo teve por objetivo analisar os indicadores demográficos dos municípios partícipes do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), referentes aos anos 2000 e 2010. De cunho bibliográfico e via levantamento e tratamento dos indicadores, os resultados apontaram que ocorreram melhorias nos indicadores dos municípios. Todavia alguns apresentam piores médias que o Estado de Minas Gerais e o próprio Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Referências
AMARAL, J. A. R. et al (2013). Mortalidade Infantil e expectativa de vida na composição do IDH do município de Marabá. Marabá – PA.
BEZZI, M. L. (2002). Região como foco de identidade cultural. Geografia, Rio Claro, v. 27, nº. 1, p.5-19, abril.
CAMARANO, A. A. (2002). Envelhecimento da População Brasileira: uma contribuição demográfica. Rio de Janeiro (RJ): IPEA.
CONVALES. CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO NOROESTE DE MINAS (2017). Relatórios técnicos. Arinos (MG): CONVALES.
FERREIRA, F. P. M. et. al. (2012). População e políticas públicas: tendências e cenários para Minas Gerais. IN. Revista Cadernos BDMG. Nº 21. Belo Horizonte, p.55-85.
FJP. FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. DIREI. DIRETORIA DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES (2018). Produto Interno Bruto dos Municípios de Minas Gerais: 2016 / Fundação João Pinheiro, Diretoria de Estatística e Informações. – Belo Horizonte: FJP.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. (2010). Disponível em:
______. Estimativas demográficas de 2019 de Minas Gerais. (2019). Disponível em << www.cidades.ibge.gov.br>> Acessado 31/10/2019.
JANNUZZI, P. M. (2012). Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 5°ed. Campinas, São Paulo: editora Alínea, 2012.
MOREIRA, M. M. (2012). O rápido envelhecimento da população brasileira: intensidade e características. Anais.... III Encontro Internacional de Ciências Sociais. Pelotas (RS): Universidade Federal de Pelotas.
PNUD. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO; IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FJP. FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO (2013). Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013. Brasília: PNUD; IPEA; FJP. Disponível em:
RIPSA. REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2ª edição, Brasília (DF): Organização Pan-Americana da Saúde, 2008.
SIMÕES, C. C. S (2002). Perfis de saúde e de mortalidade no Brasil: uma análise de seus condicionantes em grupos populacionais específicos. Brasília (DF): Organização Pan-Americana da Saúde.