ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO, UTILIDADE E PROCESSO DE DESIGN DE UM NOVO MÉTODO PROPOSTO PARA O AUXÍLIO À GERAÇÃO DE STARTUPS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p57-72Palavras-chave:
Empreendedorismo, Método, Desenvolvimento, InovaçãoResumo
O empreendedorismo tecnológico vem conquistando cada vez maior importância social, de acordo com os diversos benefícios econômicos provenientes deste fenômeno. Uma consequência é a crescente atenção dada à geração de startups, isto é, sua criação e desenvolvimento. Contudo, ao mesmo tempo que as startups possuem grande potencial de produzir impacto substancial em termos da criação de inovações, geração de valor, criação de empregos e desenvolvimento econômico, elas apresentam fragilidades, riscos, e alta chance de fracasso em seu percurso, dado que se encontram em um ambiente repleto de complexidade, mudanças constantes e incertezas. Neste contexto, diversos métodos foram criados ao longo dos últimos anos como meio de auxílio para criação e desenvolvimento de negócios de base tecnológica. Não evoluiu em perspectiva semelhante, contudo, a literatura sobre modelos de análise relativos à adaptação, utilidade e o próprio processo de design de tais métodos. Este trabalho busca construir sobre esta lacuna ao analisar a adaptação, utilidade e processo de design de um novo método proposto para o auxiliar a geração de startups. Optou-se pela metodologia de estudo de casos múltiplos, por meio da qual responsáveis de seis startups que utilizaram um novo método foram entrevistados. Posteriormente, foi realizada a análise de dados apoiada pelos princípios provenientes da literatura relativa ao desenvolvimento de kits de ferramentas de gestão tecnológica, bem como com as fases envolvidas no design e amadurecimento de métodos/estruturas conceituais de apoio ao empreendedorismo tecnológico e áreas afins, como a gestão da inovação tecnológica.
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