MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO
Uma análise da evolução do segmento de SUVs entre os anos de 2010 e 2019.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56Palavras-chave:
Matriz de Bcg, Análise de portfólio de produtos, Mercado autobolístico, Preço Premium, Automóveis SUVResumo
O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional.
Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG.
Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG.
A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, J.S.; BRODIE, R.J.Effects of portfolio planning methods on decision making: Experimental results.International Journal of Research in Marketing, 1994.
BARROS, Aidil J. da S.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BESANKO, D; DRANOVE, D; SHANLEY, M; SCHAFFER, S. A Economia da
Estratégia. 5 ed. Porto Alegre: Bookman 2011
COSTA, Letícia; OLIVEIRA, Josmaria. Análise de Portfólio do Setor Automotivo de SUV ́S. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016, JOÃO PESSOA
FARRIS et al. Métricas de Marketing: O Guia Definitivo de Avaliação do desempenho do Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2012.
FELIX, Leonardo. Vendas de SUVs triplicaram no Brasil em 10 anos. Já os hatches caíram 25%. Disponível em:
<https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/vendas-de-suvs-triplicaram-no-brasil-em-
10-anos-ja-os-hatches-cairam-25>. Acessado em: 09 junho 2020
FENABRAVE - Balanço Semestral 2019. Disponível em:
<http://www.fenabrave.org.br/portal/conteudo/conteudo/balancosemestral>. Acessado em: 16 abril 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: 14ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
Lakatos, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de
metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003
MADSEN, Dag Oivind et al. Not dead yet: the rise, fall and persistence of the
BCG Matrix. Problems and Perspectives in Management, v. 15, n. 1, p. 19-34, 2017.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017. E-book ISBN 9788597012408.
MINISTÉRIO DA ECONOMIA - Setor Automotivo 2016. Disponível em:
<http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/setor-automotivo>. Acessado em: 10 junho 2020.
OLIVEIRA e OLIVEIRA. Análise de portfólio da FIAT do Brasil: Algumas evidências para o Período Recente. In: XXII SIMPEP, 2015, BAURU.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell.
5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SEF-MG - SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DE MINAS GERAIS –
Consulta dos Valores de IPVA 2020. Disponível em:
<http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/consulta.html>. Acessado em: 16 abril 2020.
SILVA, Bruno; MARCASSA, Gabriel: Métricas de Marketing Aplicadas ao Mercado Automotivo. Belo Horizonte, 2013
SINGER, Julio; NOBRE, Juvêncio; ROCHA, Francisco Marcelo. Análise de dados Longitudinais. Universidade de São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).