MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO

Uma análise da evolução do segmento de SUVs entre os anos de 2010 e 2019.

Autores

  • Sidney Lino de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Gomes Braga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Vitor Vilela Carvalho Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2020v10n20p33-56

Palavras-chave:

Matriz de Bcg, Análise de portfólio de produtos, Mercado autobolístico, Preço Premium, Automóveis SUV

Resumo

O mercado de veículos SUV vem crescendo constantemente no Brasil. Ao longo dos últimos anos, diversas montadoras adotaram diferentes estratégias de posicionamento dos seus veículos para obter destaque no segmento. Com a entrada de novos modelos, esse mercado cresceu e alcançou maior relevância no cenário nacional.

Ao longo dos anos de 2010 a 2019, foram levantadas as quantidades de emplacamentos de SUVs no ano e seu preço de entrada, com base nas tabelas Fenabrave e FIPE. Os veículos foram selecionados seguindo o critério de participação superior a 10% do total de emplacamentos do veículo mais vendido no ano. O objetivo desse levantamento é coletar dados e posteriormente, montar matrizes BCG.

Ferramentas como a matriz BCG, aliadas a conceitos como o preço premium e o índice de Herfindahl tornam a análise desse mercado mais assertiva, auxiliando as montadoras na sua gestão de portifólio. Em todos os anos analisados, os automóveis apresentam classificações individuais dentro da matriz BCG. 

A análise das matrizes BCG concebidas no trabalho, evidencia uma mudança gradual de estratégia dos líderes de mercado. O grande destaque é a montadora Jeep, que posicionou, a partir de 2016, dois modelos de SUV que tiveram grande sucesso no período analisado, o Jeep Compass e o Jeep Renegade.

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Biografia do Autor

Sidney Lino de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2010)
Coordenador de Pesquisa da Unidade Barreiro da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , Brasil. 

Matheus Gomes Braga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), Brasil.

Vitor Vilela Carvalho Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), Brasil. 

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Publicado

2021-05-17