PLANEJAMENTO PARA RENDA PASSIVA PÓS-EMPREGO POR MEIO DE GESTÃO INDEPENDENTE DE INVESTIMENTOS

caso para ensino

Autores

  • Manoel Cândido de Lima Ramos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Wanderson Wadjô Mendonça de Resende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alexandre Magno da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Daniel José Pimenta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sidney Lino Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-2131-918X

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2021v11n21p67-84

Palavras-chave:

Renda Passiva, Planejamento financeiro, Pós-Emprego.

Resumo

O presente caso para ensino tem como objetivo propiciar uma reflexão acerca da importância de um planejamento financeiro de longo prazo, visando a obtenção de uma futura renda passiva pós-emprego sustentada por retorno de investimentos proveniente de uma gestão própria, com foco nos jovens que estão iniciando a vida profissional e permitindo um debate sobre finanças pessoais. O perfil do indivíduo ilustrado neste caso é o de um estudante que possui 25 anos, ainda mora com os pais, está ingressando no mercado de trabalho, tem pouco conhecimento em educação financeira, nunca se organizou financeiramente, tampouco realizou controle de gastos, contudo, tem interesse em assuntos relacionados a poupança e investimentos. Assim, a proposta é que os leitores se coloquem no papel deste estudante, e façam uma análise das propostas apresentadas para a alocação de suas reservas financeiras em um plano estruturado para obter sua renda passiva pós-emprego, bem como permitir um debate sobre a importância a respeito do conhecimento sobre finanças pessoais para estabelecer um bom equilíbrio e saúde financeira ao longo da vida. O caso foi elaborado para utilização em cursos com disciplinas que abordam os assuntos de controle financeiro, finanças pessoais ou orçamentos, com objetivo de aprimoramento do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Cândido de Lima Ramos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando do curso de Ciências Contábeis pela PUC MINAS, Brasil

Wanderson Wadjô Mendonça de Resende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando do curso de Ciências Contábeis pela PUC MINAS, Brasil

Alexandre Magno da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando do curso de Ciências Contábeis pela PUC MINAS, Brasil.

Daniel José Pimenta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando do curso de Ciências Contábeis pela PUC MINAS, Brasil

Sidney Lino Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, Coordenador de Pesquisa da Unidade Barreiro da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), Brasil. 

Referências

B3. Brasil, Bolsa, Balcão, c2021. Página inicial. Disponível em: <http://www.b3.com.br/pt_br/>. Acesso em: 04 de março de 2021.

CALADO, Luiz Roberto Calado; MIRANDA, Mauro; AMARAL, Tânia Raquel dos Santos. BRAGA, Vicente Piccoli Medeiros; NARDINI, Ricardo. Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa, Material de Estudos da Certificação CPA-10. AMBIMA - 2018. Disponível em:<https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cpa-10/material-de-estudos/material-de-estudos-cpa-10.htm> . Acesso em: 04 de março de 2021.

CAMARGO, Harion. Apostila Investimentos (Versão 1.2). Disponível em: < https://bit.ly/335m0ns >. Acesso em: 04 de março de 2021.

COSTA, R. S.; FREITAS, H. O papel da confiança do decisor no processo decisório em um contexto de risco. In: 8º Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação - CONTECSI, 2011, São Paulo/SP. Anais do 8º Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação - CONTECSI, 2011.

DIRETRICH, J.; BRAIDO G. M.; CERUTTI, B. B. Planejamento financeiro pessoal para a aposentadoria: um estudo com estudantes de cursos de especialização, XIX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI 2016, São Paulo, p. 1-17, 01 AGO 2016.

FRANÇA, C. L; MURTA, S. G.; IGLESIAS, Fabio. Planejamento da aposentadoria: uma escala de mudança de comportamento. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 75-84, 01 JUN 2014.

IBGE. Agência IBGE Notícias. Em 2019, expectativa de vida era de 76,6 anos. Editoria: Estatísticas Sociais. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29502-em-2019-expectativa-de-vida-era-de-76-6-anos>. Acesso em: 09 de maio de 2021.

MONEYTIMES. Money Times. Regra dos 80/20: o que é isso?. c2021. Disponível em: <https://bit.ly/3EwfKmu> Acesso em: 09 de maio de 2021.

ONGENA, S.; ZALEWSKA, A. Institutional and individual investors: Saving for old age. Journal of Banking and Finance, Elservier, v. 92 , p. 257-268, 20 OUT 2018.

XP Investimentos. Expert XP, c2021. Página inicial. Disponível em: <https://conteudos.xpi.com.br/

Downloads

Publicado

2021-12-06