Determinação das relações entre os quantis de vazões máximas diárias obtidas através de diferentes metodologias temporais de amostragem

Autores

  • Márcio Ferreira de Araujo Mendes PUC Minas - Curso de Engenharia Civil
  • Gibran Alvim Lacerda
  • Thâmara Tarla da Silva Filsen

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p30-44

Palavras-chave:

Análise de Frequência de Vazões, Vazão Máxima, Amostragem de Vazões.

Resumo

No presente trabalho realizou-se um estudo para a determinação de quantis de vazões máximas afluentes à UHE Guilman-Amorim, localizada no rio Piracicaba-MG. Os dados de vazões foram obtidos a partir de valores diários com diferentes metodologias de amostragem; a saber: vazão máxima do dia (Qmáx dia) e vazão média entre os valores medidos às 7h e 17h (Qmáx méd). O objetivo deste trabalho foi buscar as relações existentes entre os quantis de vazões máximas estimadas por estas duas metodologias de amostragem. Utilizaram-se diversas distribuições de probabilidade para a análise de frequência dos dados de vazões máximas e a escolha da melhor distribuição foi feita a partir de testes de aderência. As análises permitiram escolher a Distribuição Pearson Tipo III como sendo representativa para a determinação dos quantis de vazões máximas afluentes à UHE Guilman-Amorim e permitiram verificar que os quantis obtidos a partir da amostra dos Qmáx méd tenderam a ficar maior que os quantis de vazões obtidos a partir da amostra dos Qmáx dia com o aumento do tempo de retorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Ferreira de Araujo Mendes, PUC Minas - Curso de Engenharia Civil

Engenheiro Civil, graduado pela UFMG (1990), Mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ (1995), professor da PUC Minas nas cadeiras de Hidrologia e Hidráulica desde 1993 e consultor autônomo na área de Recursos Hídricos.

Gibran Alvim Lacerda

Aluno de graduação do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas (Unidade Coração Eucarístico) e bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET Civil.

Thâmara Tarla da Silva Filsen

Aluno de graduação do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas (Unidade Coração Eucarístico) e bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET Civil.

Referências

TUCCI, Carlos E. M. (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. 4 ed. Porto Alegre: UFRGS, ABRH, 2007. 943 p.

NAGUETTINI, Mauro; PINTO, Éber José de Andrade. Hidrologia Estatística. Belo Horizonte: CPRM, 2007. 552 p. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/

cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=981&sid=36> Acessado em: 08 de junho de 2011.

SANTOS, Irani dos et al. Hidrometria Aplicada. Curitiba: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, 2001. 372 p.

SILVA, Eraly Alves ;TUCCI, Carlos E. M. Relação entre as vazões máximas diárias e instantâneas. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre. v. 3, n. 1, p. 133-151, jan/mar, 1998.

SILVINO, Alexandra Natalina de Oliveira et al. Determinação de Vazões Extremas para Diversos Períodos e Retorno para o Rio Paraguai Utilizando Métodos Estatísticos. Geociências. São Paulo, UNESP, v. 26, n. 4, p. 369-378, 2007. Disponível em Acessado em 05 de out. de 2011.

Downloads

Publicado

2013-03-04