Determinação das relações entre os quantis de vazões máximas diárias obtidas através de diferentes metodologias temporais de amostragem

Contenu principal de l'article

Márcio Ferreira de Araujo Mendes
Gibran Alvim Lacerda
Thâmara Tarla da Silva Filsen

Résumé

No presente trabalho realizou-se um estudo para a determinação de quantis de vazões máximas afluentes à UHE Guilman-Amorim, localizada no rio Piracicaba-MG. Os dados de vazões foram obtidos a partir de valores diários com diferentes metodologias de amostragem; a saber: vazão máxima do dia (Qmáx dia) e vazão média entre os valores medidos às 7h e 17h (Qmáx méd). O objetivo deste trabalho foi buscar as relações existentes entre os quantis de vazões máximas estimadas por estas duas metodologias de amostragem. Utilizaram-se diversas distribuições de probabilidade para a análise de frequência dos dados de vazões máximas e a escolha da melhor distribuição foi feita a partir de testes de aderência. As análises permitiram escolher a Distribuição Pearson Tipo III como sendo representativa para a determinação dos quantis de vazões máximas afluentes à UHE Guilman-Amorim e permitiram verificar que os quantis obtidos a partir da amostra dos Qmáx méd tenderam a ficar maior que os quantis de vazões obtidos a partir da amostra dos Qmáx dia com o aumento do tempo de retorno.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Rubrique
Artigos Docentes
Bibliographies de l'auteur-e

Márcio Ferreira de Araujo Mendes, PUC Minas - Curso de Engenharia Civil

Engenheiro Civil, graduado pela UFMG (1990), Mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ (1995), professor da PUC Minas nas cadeiras de Hidrologia e Hidráulica desde 1993 e consultor autônomo na área de Recursos Hídricos.

Gibran Alvim Lacerda

Aluno de graduação do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas (Unidade Coração Eucarístico) e bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET Civil.

Thâmara Tarla da Silva Filsen

Aluno de graduação do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas (Unidade Coração Eucarístico) e bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET Civil.

Références

TUCCI, Carlos E. M. (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. 4 ed. Porto Alegre: UFRGS, ABRH, 2007. 943 p.

NAGUETTINI, Mauro; PINTO, Éber José de Andrade. Hidrologia Estatística. Belo Horizonte: CPRM, 2007. 552 p. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/

cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=981&sid=36> Acessado em: 08 de junho de 2011.

SANTOS, Irani dos et al. Hidrometria Aplicada. Curitiba: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, 2001. 372 p.

SILVA, Eraly Alves ;TUCCI, Carlos E. M. Relação entre as vazões máximas diárias e instantâneas. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre. v. 3, n. 1, p. 133-151, jan/mar, 1998.

SILVINO, Alexandra Natalina de Oliveira et al. Determinação de Vazões Extremas para Diversos Períodos e Retorno para o Rio Paraguai Utilizando Métodos Estatísticos. Geociências. São Paulo, UNESP, v. 26, n. 4, p. 369-378, 2007. Disponível em Acessado em 05 de out. de 2011.