Determinação das relações entre os quantis de vazões máximas diárias obtidas através de diferentes metodologias temporais de amostragem
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2012v0n0p30-44Palavras-chave:
Análise de Frequência de Vazões, Vazão Máxima, Amostragem de Vazões.Resumo
No presente trabalho realizou-se um estudo para a determinação de quantis de vazões máximas afluentes à UHE Guilman-Amorim, localizada no rio Piracicaba-MG. Os dados de vazões foram obtidos a partir de valores diários com diferentes metodologias de amostragem; a saber: vazão máxima do dia (Qmáx dia) e vazão média entre os valores medidos às 7h e 17h (Qmáx méd). O objetivo deste trabalho foi buscar as relações existentes entre os quantis de vazões máximas estimadas por estas duas metodologias de amostragem. Utilizaram-se diversas distribuições de probabilidade para a análise de frequência dos dados de vazões máximas e a escolha da melhor distribuição foi feita a partir de testes de aderência. As análises permitiram escolher a Distribuição Pearson Tipo III como sendo representativa para a determinação dos quantis de vazões máximas afluentes à UHE Guilman-Amorim e permitiram verificar que os quantis obtidos a partir da amostra dos Qmáx méd tenderam a ficar maior que os quantis de vazões obtidos a partir da amostra dos Qmáx dia com o aumento do tempo de retorno.Downloads
Referências
TUCCI, Carlos E. M. (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. 4 ed. Porto Alegre: UFRGS, ABRH, 2007. 943 p.
NAGUETTINI, Mauro; PINTO, Éber José de Andrade. Hidrologia Estatística. Belo Horizonte: CPRM, 2007. 552 p. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/
cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=981&sid=36> Acessado em: 08 de junho de 2011.
SANTOS, Irani dos et al. Hidrometria Aplicada. Curitiba: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, 2001. 372 p.
SILVA, Eraly Alves ;TUCCI, Carlos E. M. Relação entre as vazões máximas diárias e instantâneas. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre. v. 3, n. 1, p. 133-151, jan/mar, 1998.
SILVINO, Alexandra Natalina de Oliveira et al. Determinação de Vazões Extremas para Diversos Períodos e Retorno para o Rio Paraguai Utilizando Métodos Estatísticos. Geociências. São Paulo, UNESP, v. 26, n. 4, p. 369-378, 2007. Disponível em Acessado em 05 de out. de 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).