As ações do PAIR em BH: diferentes estratégias para o enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2013v0n0p256-268Palavras-chave:
Violência sexual, Trabalho em rede, Estratégias de enfrentamento.Resumo
O PAIR (Programa de Ações Integradas e Referências de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro) desenvolveu ao longo dos anos diferentes estratégias para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Belo Horizonte, tendo sempre a atuação em rede como princípio norteador de suas práticas. O presente trabalho apresenta os grupos executivos do PAIR-BH: as Comissões Operativas Locais e as Comissões Regionais, o Grupo de Integração das Regionais, os Grupos de Trabalho e o Grupo Regional Intersetorial de Discussão de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes (GRID) e algumas de suas estratégias de atuação. A partir do GRID é feita uma reflexão sobre a dificuldade da rede de atendimento à criança e ao adolescente em se trabalhar de forma articulada, efetivando o princípio da intersetorialidade e dando às crianças e aos adolescentes o estatuto de prioridade que lhes é garantido por lei.
Downloads
Referências
AMORIM, Sandra Maria Francisco; CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery; MEZA, Eduardo Ramirez (org.). Avaliação do processo de implantação do PAIR. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2008.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS - 1ª Versão. Brasília, DF: Gráfica e Editora Brasil LTDA, 2011.
BRASIL. Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil: Uma Política em Movimento. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília, 2007.
BRASIL. Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 18 de maio/Caderno Temático: Direitos Sexuais são Direitos Humanos (Coletânea de Textos). Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica NOB/Suas. Brasília, 2005.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SDH/PR, 2010.
CUNHA, Edite da Penha (org.). Caderno do formador: enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e região metropolitana de Belo Horizonte. Belo Horizonte, MG: Ed. PROEX, 2009.
FALEIROS, Eva T. Silveira. Repensando os conceitos de violência, abuso e exploração sexual de crianças e de adolescentes. Brasília: Thesaurus, 2000.
FHEMIG. Protocolo para a atenção às vítimas de violência sexual no Estado de Minas Gerais. Disponível em: http://www.saude.mg.gov.br/politicas_de_saude/dst-aids/protocolos/Protocolo%20de%20 Violencia%20-%202008.pdf Acessado em 11 de março de 2013.
MALLAK, Linda Simone; VASCONCELOS, Maria Gorete O. M. Compreendendo a violência sexual em uma perspectiva multidisciplinar. Carapicuíba, SP: Ed. Fundação Orsa Criança e Vida, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).