Crise da mobilidade urbana na cidade de São Paulo

Auteurs-es

  • Flávia Ulian Centro Universitário Fundação Santo André. Fatec/Tatuapé

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2013v0n0p242-255

Mots-clés :

Mobilidade urbana. São Paulo. Urbanização. Transportes urbanos. Sistema Viário.

Résumé

O texto aborda a crise da mobilidade urbana no município de São Paulo a partir de considerações sobre sua forma e rede hidrográfica. O relevo e os rios contribuíram para a ocupação do sítio urbano fragmentado e influenciaram o traçado do sistema viário urbano. Ruas e estradas tortuosas que datam do início da ocupação da cidade dificultam a circulação. Na urbanização construíram-se avenidas de fundo de vale que, quando alagadas, tornam os deslocamentos ainda mais complicados. O desenvolvimento econômico e o crescimento demográfico rápido da cidade engendraram aumento dos fluxos. O espraiamento da mancha urbana decorrente, entre outros, do processo de especulação imobiliária e a localização da população de forma espalhada pela cidade demandam um sistema de transportes público que possa oferecer deslocamentos de boa qualidade e diminuição do uso do automóvel. Estes fatores, entre outros apontados, ainda que não desenvolvidos neste texto, levam-nos à compreensão das dificuldades de circulação no espaço urbano e dos congestionamentos enfrentados pela população cotidianamente.

 

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Biographie de l'auteur-e

Flávia Ulian, Centro Universitário Fundação Santo André. Fatec/Tatuapé

Doutora em Ciências, área específica Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da USP. Professora do curso de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André e do curso de Transportes Terrestres da Fatec/Tatuapé.

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Publié-e

2015-03-25

Numéro

Rubrique

Artigos Dossiês Temáticos