Crise da mobilidade urbana na cidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2013v0n0p242-255Mots-clés :
Mobilidade urbana. São Paulo. Urbanização. Transportes urbanos. Sistema Viário.Résumé
O texto aborda a crise da mobilidade urbana no município de São Paulo a partir de considerações sobre sua forma e rede hidrográfica. O relevo e os rios contribuíram para a ocupação do sítio urbano fragmentado e influenciaram o traçado do sistema viário urbano. Ruas e estradas tortuosas que datam do início da ocupação da cidade dificultam a circulação. Na urbanização construíram-se avenidas de fundo de vale que, quando alagadas, tornam os deslocamentos ainda mais complicados. O desenvolvimento econômico e o crescimento demográfico rápido da cidade engendraram aumento dos fluxos. O espraiamento da mancha urbana decorrente, entre outros, do processo de especulação imobiliária e a localização da população de forma espalhada pela cidade demandam um sistema de transportes público que possa oferecer deslocamentos de boa qualidade e diminuição do uso do automóvel. Estes fatores, entre outros apontados, ainda que não desenvolvidos neste texto, levam-nos à compreensão das dificuldades de circulação no espaço urbano e dos congestionamentos enfrentados pela população cotidianamente.
Téléchargements
Références
AB’SABER, Aziz. Geomorfologia do sítio urbano de São Paulo. Boletim, São Paulo, n. 219, FFCL/USP, 1957, p. 15.
CONHEÇA São Paulo. Disponível em <http://conhecasp.blogspot.com.br/2009/09/triangulo-historico.html>. Acesso em 21-04-2013.
KOVARICK, Lucio. A espoliação urbana. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
LANGENBUCH, Juergen Richard. A estruturação da Grande São Paulo. Estudo de Geografia Urbana. Rio de Janeiro: IBGE, 1971.
MAPAS REGIONAIS. Município de São Paulo. Disponível em <http://www.geomapas.net.br/mapa-regionais.html>. Acesso em 28-04-2013.
MELLO, Karla Reis Cardoso. Transporte urbano de passageiros: as contradições do poder público. 1998. Tese de Doutoramento, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo.
MELLO, Karla Reis Cardoso. Transporte urbano de passageiros: as contradições do poder público. São Paulo: Café Ed. Express, 2000.
MONBEIG, Pierre. La croissance de la ville de São Paulo. Grenoble: Institut de Revue Alpine, 1953.
_______________. Os modos de pensar na Geografia Humana. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB São Paulo, n. 68. p. 45-50. 1955.
PETRONE, Pasquale. A cidade de São Paulo no século XX. Revista de História, v. 10, n. 21/22. p. 127-170. São Paulo, 1955. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/2982.
PRADO JR, Caio. A cidade de São Paulo, geografia e história. São Paulo, Brasiliense, 1983. (Reprodução de artigos publicados na Revista Estudos Brasileiros em 1939 e 1941/42.)
RODRIGUES, Arlete M.; SEABRA, Manoel. Habitação e espaço social na cidade de São Paulo. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB São Paulo, n. 64. p. 19-58. 2o. sem., 1986.
SÃO PAULO registra novo recorde de trânsito, 2014. Disponível em: http://noticias.band.uol.com.br/transito-sp/noticia/100000685041/sao-paulo-registra-novo-recorde-de-transito.html. Acesso em 25-09-2014.
SANTOS, Milton. Metrópole corporativa fragmentada. O caso de São Paulo. São Paulo: Nobel/Secretaria do Estado da Cultura, 1990.
______________. Metamorfoses do espaço habitado. 4. ed. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SCARLATTO, Francisco Capuano. A indústria automobilística no capitalismo brasileiro e suas articulações com o crescimento espacial da metrópole paulista. 1981. Dissertação de Mestrado, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo.
SCHIVARTCHE, Fabio. Trânsito de SP é lento como bonde de 1901. Folha de São Paulo, São Paulo, 06.10.1997. Caderno São Paulo. p. 3.
SOUZA, Maria Adélia de. A identidade da metrópole. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1994.
ULIAN, Flávia. Sistemas de transportes terrestres de passageiros em tempos de reestruturação produtiva na Região Metropolitana de São Paulo. 2008. Tese de Doutorado, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. São Paulo.
_______________. Transporte e cidadania na cidade de São Paulo. Inserção e Exclusão no Espaço Urbano. 1999. Dissertação de Mestrado, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. São Paulo.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).