Diferenciação de crianças e adolescentes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo em comorbidade ou não com tiques

Autores

  • Luiz Arthur Rangel Cyrino Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Bruna Carolina Kögler Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Janaína Virgínia Pereira Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Nilson Douglas de Oliveira Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p431-444

Palavras-chave:

Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Tiques. Comorbidade.

Resumo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio da ansiedade bastante comum e costuma afetar crianças e adolescentes em taxas de prevalência semelhantes às da idade adulta, sendo, nessa faixa etária, mais difícil de ser diagnosticado. Isso ocorre devido ao fato da doença manifestar-se de maneira diferente, de modo que se torna necessário estudar as singularidades do TOC de início precoce. Uma dessas particularidades é a presença de comorbidades com transtorno de tiques, a qual influencia o prognóstico, a apresentação da doença e o tratamento. A partir de estudos bibliográficos, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e o transtorno de tiques, levantar estatísticas acerca de tais patologias, além de apresentar as diferenças na manifestação dos sintomas de ambas as doenças, definindo as mudanças que acontecem no prognóstico e quais são as possibilidades de tratamento em crianças e adolescentes. Traz um enfoque na detecção tardia da doença e nas consequências das atitudes sigilosas das crianças com relação aos sintomas.

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Biografia do Autor

Luiz Arthur Rangel Cyrino, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Departamento de Psicologia

Bruna Carolina Kögler, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Departamento de Psicologia

Janaína Virgínia Pereira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Departamento de Psicologia

Nilson Douglas de Oliveira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Departamento de Psicologia

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Publicado

2015-12-09