Exploração sexual infanto juvenil: um retrato contra a dignidade humana
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p365-380Palavras-chave:
Exploração sexual. Crianças. Adolescentes. Instituições.Resumo
O presente artigo é fruto de pesquisa realizada no ano de 2012, cujo objetivo foi fazer o mapeamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas regiões de fronteira do Acre; bem como as possíveis causas justificáveis para prática da exploração sexual. Apresenta, ainda, um rápido panorama de instituições que atuam no combate à exploração sexual com destaque para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e ainda a sustentação de referenciais teóricos de renomados pesquisadores de diferentes áreas, preocupados em desvendar as causas para combater a exploração sexual. O trabalho também apresenta avanços em políticas públicas de redução da pobreza e ao mesmo tempo de combate à exploração sexual infanto-juvenil, com destaque às políticas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Abordaremos também as possíveis causas que contribuem para a prática da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil e a prática da prostituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).