AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TROCA DO DIESEL PELO GNV, NA MATRIZ ENERGÉTICA DO TRANSPORTE URBANO DE CARGAS DA RMBH

Autores

  • Ramon Bicalho Cruz Magalhães Pontifícia Universidade Cátolica
  • Marcelo Vieira Goulart Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gás Natural Veicular, Diesel, Quilômetro rodado e transportado, Emissão de poluentes

Resumo

Os professores da PUC Minas, junto com os setores públicos e privados, vêm desenvolvendo o projeto de “Mobilidade Urbana”, no cenário metropolitano de Belo Horizonte. Dentro dos diversos temas que este grupo aborda, optamos pela escolha da “Avaliação do impacto da troca do diesel pelo gás natural veicular (GNV), na matriz energética do transporte urbano de cargas da Regional Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”, para elaboração do Projeto de Iniciação Científica. Esta pesquisa retrata a avaliação das matrizes energéticas dos veículos movidos a Diesel e GNV, através dos dados fornecidos pela Patrus Transportes Urgentes LTDA, GASMIG, FETCEMG, BHTRANS, entre outras entidades. Foram analisados os rendimentos econômicos e sustentáveis a curto, médio e longo prazo de uma van movida à gás comparada ao diesel. Os objetivos da pesquisa são: a relação do custo econômico por km rodado e transportado, e a medição dos gases poluentes (HCc, HC, CO, CO2, COc), para uma melhor perspectiva sustentável futura da troca de veículos. Para a realização da pesquisa, foram observados vários fatores, averiguando-se o comportamento da van a GNV e a Diesel. No quesito da quilometragem obtida pelo medidor do veículo do início ao fim do trajeto percorrido, verificamos uma distribuição normal, em conformidade com os quilômetros rodados na retirada dos pontos de dispersão fora da curva, através da média e o desvio padrão dos dados atribuídos. Portanto, quanto melhor a distribuição do volume e pesos transportados, maior obtenção de lucro peso/volume, conforme as cargas das mercadorias, calculadas pelo custo transportado durante o percurso. Por último, foi analisado o preço das bombas de combustíveis, atribuído pelo mercado. Estes fatores foram decisivos na identificação do melhor custo por Km rodado. Os dados e resultados obtidos das medições de emissão de poluentes foram coletados das empresas especializadas sob a supervisão técnica da FETCEMG, de acordo com as normas técnicas da ABNT, para notificar as emissões de poluentes geradas no controle sustentável. O resultado obtido foi que o veículo, movido a gás natural, apresentou um custo por Km rodado de R$3,79 e o custo por Kg transportado de R$0,38. Enquanto o veículo a diesel apresentou um custo por Km rodado de R$3,91 e um custo por Kg transportado de R$0,39. Segundo os testes realizados, a van GNV obteve um resultado bem abaixo dos limites estabelecidos de emissão de poluentes por lei, comparado a diesel. Logo, comparando os dois tipos de combustíveis, a van à gás apresentou melhores resultados pelo custo de Km rodados e transportados, além de uma menor emissão de poluentes pelos ganhos que oferece: melhoria da qualidade do ar das cidades, produtividade do veículo e pela economia de custo. Assim sendo, futuramente, a van à gás poderá substituir as frotas atuais de veículos movidos a diesel para gás natural.

 

 

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Biografia do Autor

Ramon Bicalho Cruz Magalhães, Pontifícia Universidade Cátolica

PROEX - Engenharia de Produção

Referências

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Publicado

2016-07-11