Utilização do FMEA para análise de processos administrativos em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p445-472Palavras-chave:
FMEA. Qualidade. Confiabilidade. Processos Administrativos.Resumo
Para garantia de qualidade e confiabilidade buscamos formas de proteção de nossos sistemas, permitindo conduções de ações corretivas antes das falhas ocorrerem, o que trará uma segurança maior no processo e menor probabilidade do aparecimento de situações indesejadas fortalecendo o desempenho organizacional. O presente trabalho trata-se de uma análise de como prestar um serviço de qualidade, utilizando a ferramenta FMEA – Failure Mode and Effect Analysis, em cada etapa do processo de matrícula de uma instituição de Ensino Superior que foram dispostas em fluxogramas, visando à prevenção de problemas e identificação das soluções mais eficazes para os possíveis modos potenciais de falhas encontrados. Objetivou-se mapear os possíveis gargalos no processo de matrícula. Foram feitas entrevistas com todos os participantes do processo de forma a ser o mais abrangente possível para identificar etapas críticas e, posteriormente, concentrar esforços para corrigi-las. Após análise dos formulários FMEA foi identificado sistema inoperante e erro humano como sendo os modos de falha com maior potencial crítico no processo. Sugere-se um estudo de viabilidade para aumentar e modernizar o sistema acadêmico onde ocorre todo processo de matrícula da Universidade, contribuindo assim para otimização do serviço prestado e satisfação dos clientes.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).