Utilização do FMEA para análise de processos administrativos em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Mariana Praes Praes Couto Graduanda na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais curso Engenharia de Produção
  • Alessandra Lopes Carvalho Docente do curso Engenharia de Produção da Gerais. Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p445-472

Palavras-chave:

FMEA. Qualidade. Confiabilidade. Processos Administrativos.

Resumo

Para garantia de qualidade e confiabilidade buscamos formas de proteção de nossos sistemas, permitindo conduções de ações corretivas antes das falhas ocorrerem, o que trará uma segurança maior no processo e menor probabilidade do aparecimento de situações indesejadas fortalecendo o desempenho organizacional. O presente trabalho trata-se de uma análise de como prestar um serviço de qualidade, utilizando a ferramenta FMEA – Failure Mode and Effect Analysis, em cada etapa do processo de matrícula de uma instituição de Ensino Superior que foram dispostas em fluxogramas, visando à prevenção de problemas e identificação das soluções mais eficazes para os possíveis modos potenciais de falhas encontrados. Objetivou-se mapear os possíveis gargalos no processo de matrícula. Foram feitas entrevistas com todos os participantes do processo de forma a ser o mais abrangente possível para identificar etapas críticas e, posteriormente, concentrar esforços para corrigi-las. Após análise dos formulários FMEA foi identificado sistema inoperante e erro humano como sendo os modos de falha com maior potencial crítico no processo. Sugere-se um estudo de viabilidade para aumentar e modernizar o sistema acadêmico onde ocorre todo processo de matrícula da Universidade, contribuindo assim para otimização do serviço prestado e satisfação dos clientes.

 

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Publicado

2015-12-09