EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Vagner Antônio Marques Departamento de Ciências Contábeis da PUC Minas
  • Keli Cristina Meireles Dias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lilian Karolina Correia da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p107

Palavras-chave:

Expectativas Profissionais, Mercado de Trabalho, Profissão Contábil

Resumo

Com o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, o maior acesso ao ensino superior e o crescimento da oferta de cursos de Ciências Contábeis, agregado a mudança do padrão de normas de contabilidade fez emergir mudanças das expectativas dos profissionais e das empresas no mercado de contabilidade. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar as expectativas profissionais de estudantes de Ciências Contábeis de uma instituiçãoprivada de Minas Gerais. A amostra composta por 99 alunos, o que representa 25% do total de alunos matriculados no curso e em torno de 68% do total de alunos matriculados em cada período analisado. A pesquisa de natureza descritiva, survey e com abordagem quantitativa, analisou descritivamente e através do teste não-paramétrico (x²- Qui-quadrado), dados coletados através de questionário aplicado em estudantes de Ciências Contábeis do 2º., 5º. e 8º. períodos entre os meses de agosto a setembro de 2013. Os resultados evidenciaram que os participantes da amostra apresentam nível elevado de satisfação com o curso, o processo didático e a instituição, e com expectativas positivas quanto à profissão. A expectativa salarial gira em torno de 10 e 13 SM´s após três anos de formados. Quanto às áreas de maior interesse destacaram-se a Auditoria e a Perícia e as de menor interesse, a área de Ensino e Pesquisa, e de Mercado de Capitais. Observou-se ainda que existem diferenças estatisticamente significativas para as questões relacionadas às expectativas profissionais, sugerindo uma mudança de percepção com o decorrer dos semestres de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Antônio Marques, Departamento de Ciências Contábeis da PUC Minas

Professor Assistente do Depto. de Ciência

Doutor em Administração (Finanças) e Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG

 

Keli Cristina Meireles Dias, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-graduanda em Direito Tributário e Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC Minas

Lilian Karolina Correia da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Ciências Contábeis pela PUC Minas

Referências

APOSTOLOU, B. et al. Accounting education literature review (2010-2012). Journal of Accounting Education, 31, 2013. 107-161.

ARAÚJO, E. A. T. et al. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, 24, n. 1, jan./mar. 2013. 60-83. Disponível em: http://web.face.ufmg.br/face/revista/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1181/pdf_45. Acessado em 10/01/2015.

BALL, R. International Financial Reporting Standards (IFRS): Pros and Cons for Investors. Accounting and Business Research, 36, n. 1, 2006. 5-27.

BORGES, E. F. et al. Da retórica à efetiva influência da escola europeia no contexto histórico da contabilidade e da economia mundial: o que pensam os autores e professores de contabilidade brasileiros. Revista Ambiente Contábil, Natal, 5, n. 1, Jan/Jun. 2013. 1-20. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14549/3/ARTIGO_RetoricaEfetivaInfluencia.pdf. Acessado em 12/03/2015.

BOYLE, D. M. et al. Examining the perceptions of professionally oriented accounting faculty. Journal of Accounting Education, 33, 2015. 1-15.

BRUNI, A. L. SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica. São Paulo: Atlas, 2009.

CARMONA, S. Accounting curriculum reform? The devil is in the detail. Critical Perspectives on Accountin

Downloads

Publicado

2017-02-16