O MEIO AMBIENTE À LUZ DO DIREITO CONSTITUCIONAL E DA EDUCAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Aline Oliveira Mendes de Medeiros
Sadiomar Antonio Dezordi

Resumo

O respectivo manuscrito pesquisou acerca da visão constitucional acerca do meio ambiente, cuja mesma, pauta-se na construção de um Estado sustentável e para este fim, aposta na educação como meio de descortinar e reeducar os seres humanos. Esta pesquisa se justifica na fundamentalidade que possui este bem para a vida humana, sendo considerado como extensão ao direito à vida e núcleo integrante da dignidade da pessoa humana.

Esta pesquisa possui o método qualitativo, teve como base pesquisas doutrinárias e a realização de um estudo de caso junto à 5ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Chapecó/SC, efetuando uma análise ao programa Protetor Ambiental desenvolvido em todo o Estado de Santa Catarina.

O que motivou a investigação foi a importância do tema para a atualidade em vista de que a sobrevivência humana circunda na qualidade do meio ambiente, fato este que o coloca como pressuposto de uma vida digna, sendo que bens como a água potável, ar puro, solo fértil e etc., são recursos naturais que estão além do poder aquisitivo, posto que são finitos e não há possibilidade de recriá-los através do dinheiro, desencadeando guerras e mortes devido a escassez e a má qualidade.

O objetivo consiste em abrir a visão doutrinária para a importância da matéria, avultando na abertura do Estado para construir políticas públicas que visem proteger e restituir este bem, redirecionando o modo de vida dos cidadãos para um atuar pautado na sustentabilidade e para alcançar este fim é que o manuscrito em comento aposta na educação como prevenção, como meio de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos Discentes Tema Livre
Biografia do Autor

Aline Oliveira Mendes de Medeiros, Unoesc/Chapecó


Advogada; Graduada em Direito; Autora do Blog Direito em Estudo; Autora do livro A promoção dos Direitos Humanos Fundamentais através da Polícia Militar.

Sadiomar Antonio Dezordi, Uceff.

Capitão de Polícia Militar no 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - 2007; Bacharel em Direito (UNOESC) – 2010. Possui Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (PMSC) - 2008; Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em nível de Especialização em Gestão e Direito Ambiental (com enfoque em Auditoria Ambiental) – Faculdade Padre João Bagozzi - 2010; Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em nível de Especialização – MBA Auditoria e Perícia Ambiental – UCEFF – em curso. E-mail: 925791@pm.sc.gov.br.

Referências

ALEXY, Robert. Conceito e validade do direito. Organização Ernesto Garzón Valdés...[et al]. ; tradução Gercélia Batista de Oliveira Mendes. – São Paulo: Editora WMF Matins Fontes, 2009.

BRASIL, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 27.10.2014.

_____. Lei n° 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 27.10.2014.

_____. Lei 6.938/1981. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em 26.10.2014.

_______. Decreto Lei n° 9.795/99. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em 26.10.2014.

CAPENA, Carla. Educação Ambiental: Ferramenta para criação de uma nova consciência planetária. In:Doutrinas Essenciais: Direito Ambiental. Milaré, Édis;Machado, Paulo Affonso Leme (orgs.). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. (Coleção Doutrinas Essenciais, vol I).

DAWALI, Marcelo. O poder de polícia em matéria ambiental. In:Doutrinas Essenciais: Direito Ambiental. Milaré, Édis;Machado, Paulo Affonso Leme (orgs.). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. (Coleção Doutrinas Essenciais, vol I).

GOLDSCHMIDT, Rodrigo. O princípio da proporcionalidade no direito educacional. Passo Fundo: UPF, 2003.

_____. Flexibilização dos direitos trabalhistas: ações afirmativas da dignidade da pessoa humana como forma de resistência.- São Paulo: LTr, 2009.

Histórico da Polícia Militar Ambiental. Extraído do Sítio Protetor Ambiental. Disponível em: http://protetor-ambiental.webnode.com/. Acesso em 27.10.2014.

MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. 4 ed. –São Paulo: Atlas, 2013.

MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente: A gestão ambiental em foco, doutrina, jurisprudência, glossário./ 7° Ed. ver. atual. E reform. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2011.

PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL. Extraído do Sítio http://protetor-ambiental.webnode.com/. Acesso em 27.10.2014.

SANTOS, Miguel. Educação como prevenção da criminalidade. Rio de Janeiro, 1949.

SANCHS, Jeffrey. Secas como a de São Paulo vão se espalhar, diz Jeffrey Sanchs. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1085/noticias/secas-como-a-de-sao-paulo-vao-se-espalhar-diz-jeffrey-sachs. Acesso em 25.03.2015.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

______; FENSTERSEIFER, Tiago. Princípios do Direito Ambiental. –São Paulo: Saraiva, 2014.