O TEMPO PRESENTE: DIÁLOGO SOBRE A PÓS-MODERNIDADE

Conteúdo do artigo principal

Micaela Lüdke Rossetti

Resumo

Diversos teóricos dedicam seus estudos ao tempo presente: sociólogos, filósofos e críticos culturais, em uma perspectiva transdisciplinar, buscam caracterizações que viabilizem uma melhor compreensão da atualidade. Hipermodernidade, modernidade líquida ou pós-modernidade são algumas das nomenclaturas que Guy Debord, Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli, Fredric Jameson, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky utilizam para discutir o período que vem se configurando a partir de 1950 nos países ocidentais. Este artigo expõe e aproxima os olhares de tais pensadores a fim de entender a sociedade contemporânea – uma sociedade baseada no capitalismo globalizado, no presente e na coexistência de pluralidades. O intuito é, com esses teóricos reunidos e suas ideias justapostas, traçar similaridades e disparidades entre suas percepções para ampliar o conhecimento sobre o momento imediato. O trabalho salienta, ainda, a importância da arte nesse contexto dada a sua capacidade de refletir e abarcar discursos heterogêneos, oportunizando ao homem sintonizar-se com a metamorfose que se desenvolve atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos Discentes Tema Livre
Biografia do Autor

Micaela Lüdke Rossetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Nascida em Caxias do Sul, RS, em 1º de fevereiro de 1989, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2012), com Láurea Acadêmica. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM PUCRS) sob a orientação do professor/doutor Juremir Machado da Silva. Participa do Grupo de Estudos do Imaginário, Sociedade e Cultura (GEISC), e é revisora da Revista FAMECOS - ligados ao PPGCOM PUCRS. Tem experiência em Assessoria de Imprensa, Jornalismo de Revista, Redação Publicitária, Produção Artística, Análise e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Áreas de estudo: jornalismo cultural, teorias da comunicação, sociologia da comunicação, pós-modernidade, arte.