O TEMPO PRESENTE: DIÁLOGO SOBRE A PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Micaela Lüdke Rossetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p207

Palavras-chave:

Comunicação. Pós-modernidade. Presente. Arte.

Resumo

Diversos teóricos dedicam seus estudos ao tempo presente: sociólogos, filósofos e críticos culturais, em uma perspectiva transdisciplinar, buscam caracterizações que viabilizem uma melhor compreensão da atualidade. Hipermodernidade, modernidade líquida ou pós-modernidade são algumas das nomenclaturas que Guy Debord, Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli, Fredric Jameson, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky utilizam para discutir o período que vem se configurando a partir de 1950 nos países ocidentais. Este artigo expõe e aproxima os olhares de tais pensadores a fim de entender a sociedade contemporânea – uma sociedade baseada no capitalismo globalizado, no presente e na coexistência de pluralidades. O intuito é, com esses teóricos reunidos e suas ideias justapostas, traçar similaridades e disparidades entre suas percepções para ampliar o conhecimento sobre o momento imediato. O trabalho salienta, ainda, a importância da arte nesse contexto dada a sua capacidade de refletir e abarcar discursos heterogêneos, oportunizando ao homem sintonizar-se com a metamorfose que se desenvolve atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micaela Lüdke Rossetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Nascida em Caxias do Sul, RS, em 1º de fevereiro de 1989, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2012), com Láurea Acadêmica. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM PUCRS) sob a orientação do professor/doutor Juremir Machado da Silva. Participa do Grupo de Estudos do Imaginário, Sociedade e Cultura (GEISC), e é revisora da Revista FAMECOS - ligados ao PPGCOM PUCRS. Tem experiência em Assessoria de Imprensa, Jornalismo de Revista, Redação Publicitária, Produção Artística, Análise e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Áreas de estudo: jornalismo cultural, teorias da comunicação, sociologia da comunicação, pós-modernidade, arte.

Downloads

Publicado

2016-07-11