AÇÕES EDUCATIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p60Palavras-chave:
Políticas Públicas de alimentos, educação alimentar e nutricional, crianças, cultura, alimentos ultra processadosResumo
Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo e possuir rica cultura alimentar sua população adere a um estilo de vida alimentar padronizado, traduzido pelo consumo excessivo de alimentos ultra processados. A população infantil é a que mais sofre com este modelo de alimentação. A alimentação brasileira deve ser uma prática social resultante da integração das dimensões biológicas, culturais, ambientais e econômicos. Este manuscrito apresenta uma atividade educativa no campo das políticas públicas de alimentação e foi desenvolvida em uma escola pública. O estudo teve como objetivo repensar elementos históricos, culturais contemporâneas e subjetivos que permeiam a comida brasileira e desenvolver estratégias para alcançar uma alimentação saudável. Trabalhou-se com três grupos abertos de crianças entre 9 e 13 anos. A educação problematizadora, ativa, não-formal serviu para subsidiar rodas de conversa e oficinas de culinária, atividades recreativas, etc., que abordaram a temática alimentação brasileira. O trabalho mostrou que educação alimentar e nutricional atua no sentido de: promover a saúde; possibilitar a reflexão sobre o comportamento alimentar, que atualmente é moldado pela indústria alimentar; valorizar as tradições alimentares; diminuir a preferência por alimentos ultra processados, calóricos, energéticos e prejudiciais à saúde.
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