AÇÕES EDUCATIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Antonio Carlos Barbosa Silva Departamento de Psicologia Evolutiva, social e escolar . Unesp - Assis - S.P.
  • Marina coimbra casadei Barbosa da Silva Unesp - Marília.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p60

Palavras-chave:

Políticas Públicas de alimentos, educação alimentar e nutricional, crianças, cultura, alimentos ultra processados

Resumo

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo e possuir rica cultura alimentar sua população adere a um estilo de vida alimentar padronizado, traduzido pelo consumo excessivo de alimentos ultra processados. A população infantil é a que mais sofre com este modelo de alimentação. A alimentação brasileira deve ser uma prática social resultante da integração das dimensões biológicas, culturais, ambientais e econômicos. Este manuscrito apresenta uma atividade educativa no campo das políticas públicas de alimentação e foi desenvolvida em uma escola pública. O estudo teve como objetivo repensar elementos históricos, culturais contemporâneas e subjetivos que permeiam a comida brasileira e desenvolver estratégias para alcançar uma alimentação saudável. Trabalhou-se com três grupos abertos de crianças entre 9 e 13 anos. A educação problematizadora, ativa, não-formal serviu para subsidiar rodas de conversa e oficinas de culinária, atividades recreativas, etc., que abordaram a temática alimentação brasileira. O trabalho mostrou que educação alimentar e nutricional atua no sentido de: promover a saúde; possibilitar a reflexão sobre o comportamento alimentar, que atualmente é moldado pela indústria alimentar; valorizar as tradições alimentares; diminuir a preferência por alimentos ultra processados, calóricos, energéticos e prejudiciais à saúde.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Barbosa Silva, Departamento de Psicologia Evolutiva, social e escolar . Unesp - Assis - S.P.

Doutor em Psicologia (Ciencia e profissão) pela PUC-Campinas e mestre em Psicologia Escolar pela PUC Capinas, Graduação pela Unesp - curso de Psicologia.

Professor Assistente doutor do Depatamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Unesp - Assis.

Marina coimbra casadei Barbosa da Silva, Unesp - Marília.

mestre em Filosia da Educação - Unesp-Marília.

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Publicado

2017-02-16