PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS PARA VELHAS SOLUÇÕES.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n11p81Palavras-chave:
Gestão em saúde pública, unidade de saúde, comunicação interna, gestão da informação, tecnologias de informação.Resumo
O presente artigo apresenta características de uma unidade de saúde ligada ao programa saúde da família, em um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram avaliadas suas características físicas, de funcionamento e dificuldades no que tange as questões de comunicação interna, entre os funcionários e entre os gestores e funcionários. Os problemas de comunicação, como o silêncio organizacional, a falta de canais oficiais de informação e a comunicação feita de forma ineficiente, dentro do município, traziam dificuldades à gestão. Foram sugeridas diversas estratégias para corrigir as questões levantadas. Este trabalho fornece uma referência para que gestores que lidam com a saúde pública desenvolvam medidas corretivas para melhorar a comunicação, com o uso de tecnologias de informação ligada ao crescente mercado de aplicativos para celular. A gestão pública pode se aproveitar desse avanço tecnológico para acelerar o andamento das correções necessárias. Ganhos em eficiência, produtividade e melhorias no ambiente de trabalho são possíveis reflexos destas ações.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Patricio C.; BOTTENTUIT JÚNIOR, João B. O aplicativo de comunicação whatsapp como estratégia no ensino de filosofia. Temática. Ano XI, n. 02 - Fevereiro/2015 - NAMID/UFPB Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/viewFile/22939/12666. Acesso em 5/4/2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
CROZATTI, Jaime. Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. Caderno de Estudos. no.18 São Paulo May/Aug. 1998
DIAS, Ana Cristina da Costa. O papel estratégico da comunicação na gestão de pessoas. Um olhar para a comunicação interna da U&M mineração e construção S/A. Juiz de Fora 2006. Disponível em: http://www.ufjf.br/facom/files/2013/04/ACCDias.pdf. Acesso em 5/4/2016.
DIHL, Ana Carolina; GORNISKI, Emanuelle Regina
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).