AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p322Resumen
As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola, o trabalho docente, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De modo geral, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, evidenciaram a necessidade de seus professores incorporarem as tecnologias digitais em suas atividades; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Palavras-chave: Formação inicial. Prática docente. Tecnologia digital de informação e comunicação.
Descargas
Citas
BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela Escola. Educação em Debate, Fortaleza, v. 37, n. 1, p. 135-138, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior. Brasília, 2000.
FERNANDES, M. E. A. O curso de Pedagogia da UFC: uma resenha histórica: (1963-1990). Fortaleza: Edições UFC, 2014.
FERREIRA, S. de L; BIANCHETTI, L. As tecnologias da informação e da comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 253-263, jul./dez. 2004.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LIBÂNIO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.
SALDANHA, L. E. Tecnologia educacional. Porto Alegre: Globo, 1978.
SANTOS, E. T. A formação dos professores para ouso das tecnologias digitais nos GTs Formação de Professores e Educação e Comunicação da ANPED – 2000 a 2008. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32, 2009, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2009.
TORRES, A. L. de M. M. A política nacional de informática e seus reflexos na educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE (ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE INTERNACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA), 5, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Associação Francofone Internacional De Pesquisa Científica- Secção Brasileira, 2009.
TORRES, A. L. de M. M. Sobre tecnologias, educação, formação e etnografia: a experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (UFC). 2014. Projeto político do curso de Pedagogia – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza. Disponível em:< https://si3.ufc.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=657468>. Acesso em: 03 de Jun.2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC. Faculdade de Educação. Coordenação do Curso de Pedagogia. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Pedagogia. Fortaleza, 2013. Disponível em: <http://www.faced.ufc.br/images/stories/arquivos/graduacao/2014/versao final de 31 jan 2014 ppc pedagogia jan2014 (1).pdf>. Acesso em: 3 jun. 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).