AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Antonia Lis de Maria Martins Torres
Dina Mara Pinheiro Dantas
Maria Izabel Gaspar Martins

Resumo

As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola, o trabalho docente, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De modo geral, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, evidenciaram a necessidade de seus professores incorporarem as tecnologias digitais em suas atividades; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Palavras-chave: Formação inicial. Prática docente. Tecnologia digital de informação e comunicação.

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Artigos Dossiês Temáticos
Biografia do Autor

Antonia Lis de Maria Martins Torres, UFC

Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre e Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados (UFC). Pesquisadora do Laboratório Multimeios (FACED/UFC). 

Dina Mara Pinheiro Dantas, UFC

Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Professora da Faculdade de Educação (Fae/UEMG). Pesquisadora do Laboratório Multimeios (FACED/UFC).

Maria Izabel Gaspar Martins

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC

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