AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Antonia Lis de Maria Martins Torres UFC
  • Dina Mara Pinheiro Dantas UFC
  • Maria Izabel Gaspar Martins

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p322

Resumen

As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola, o trabalho docente, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIBÂNEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De modo geral, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, evidenciaram a necessidade de seus professores incorporarem as tecnologias digitais em suas atividades; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Palavras-chave: Formação inicial. Prática docente. Tecnologia digital de informação e comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonia Lis de Maria Martins Torres, UFC

Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre e Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados (UFC). Pesquisadora do Laboratório Multimeios (FACED/UFC). 

Dina Mara Pinheiro Dantas, UFC

Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Professora da Faculdade de Educação (Fae/UEMG). Pesquisadora do Laboratório Multimeios (FACED/UFC).

Maria Izabel Gaspar Martins

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC

Citas

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela Escola. Educação em Debate, Fortaleza, v. 37, n. 1, p. 135-138, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior. Brasília, 2000.

FERNANDES, M. E. A. O curso de Pedagogia da UFC: uma resenha histórica: (1963-1990). Fortaleza: Edições UFC, 2014.

FERREIRA, S. de L; BIANCHETTI, L. As tecnologias da informação e da comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 253-263, jul./dez. 2004.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LIBÂNIO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.

SALDANHA, L. E. Tecnologia educacional. Porto Alegre: Globo, 1978.

SANTOS, E. T. A formação dos professores para ouso das tecnologias digitais nos GTs Formação de Professores e Educação e Comunicação da ANPED – 2000 a 2008. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32, 2009, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2009.

TORRES, A. L. de M. M. A política nacional de informática e seus reflexos na educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE (ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE INTERNACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA), 5, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Associação Francofone Internacional De Pesquisa Científica- Secção Brasileira, 2009.

TORRES, A. L. de M. M. Sobre tecnologias, educação, formação e etnografia: a experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (UFC). 2014. Projeto político do curso de Pedagogia – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza. Disponível em:< https://si3.ufc.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=657468>. Acesso em: 03 de Jun.2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC. Faculdade de Educação. Coordenação do Curso de Pedagogia. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Pedagogia. Fortaleza, 2013. Disponível em: <http://www.faced.ufc.br/images/stories/arquivos/graduacao/2014/versao final de 31 jan 2014 ppc pedagogia jan2014 (1).pdf>. Acesso em: 3 jun. 2016.

Publicado

2017-04-27