ALGUMAS REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E OUTROS DOCUMENTOS
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p371Mots-clés :
Bebês. Crianças pequenas. Educação infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Diretrizes para a Educação Infantil.Résumé
O presente artigo busca refletir sobre a prática dos professores junto às crianças pequenas de zero a três anos de idade, nas instituições de Educação Infantil. Para fazer essa reflexão utiliza a teoria psicanalítica. O percurso teórico parte das representações de professor que sustenta os referenciais e as diretrizes para a Educação Infantil, para em seguida analisar se os seus parâmetros favorecem ou não o trabalho do educador de apoio à subjetivação dos bebês e crianças pequenas. Considera-se que o trabalho do professor com bebês e crianças pequenas nas instituições não se restringe à aplicação de técnicas ou à execução de currículos prescritos, tampouco consiste em tomar as crianças como um corpo a ser higienizado, alimentado e protegido. Os referenciais e diretrizes para a educação infantil apresentam-se como uma maneira de regular e disciplinar a atuação dos profissionais da educação infantil, a fim de que seja garantido à criança o seu desenvolvimento integral. Entretanto, este artigo defende a hipótese de que o papel do educador não deveria estar referido a um padrão universal, mas caminhar no sentido da singularização das crianças.
Téléchargements
Références
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
CALLIGARIS, Contardo (Org.). Educa-se uma criança?. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1994.
CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. especial, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil - DCNEI. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução. v.1. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol2.pdf> Acesso em: 10 de Jan. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social. v.2. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol3.pdf> Acesso em: 10 de Jan. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. v.3. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em: 10 de Jan. 2014.
FREUD, Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1914-1916. v.14, 1996.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, Michel. Historia da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
JERUSALINSKY, Julieta. Enquanto o futuro não vem: a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês. Salvador: Álgama, 2002.
Algumas reflexões psicanalíticas sobre o fazer pedagógico de professores da educação infantil a partir
do referencial curricular nacional para educação infantil e outros documentos
Percurso Acadêmico, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, jul./dez. 2016
LACAN, Jacques. Nota sobre a criança. In: LACAN, Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1969. p. 369-370, 2003.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 20: Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1968-1969. 2008.
LASNIK, Marie-Christine. Rumo à palavra: três crianças autistas em psicanálise. São Paulo: Escuta, 1997.
LAURENT, Éric. A sociedade do sintoma: a Psicanálise, hoje. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007.
ROCHA, Eloísa A. C. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: Trajetória Recente e Perspectivas de Consolidação de uma Pedagogia. 1999. Tese (Doutorado) - UNICAMP, Campinas.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).