CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCLARECIDA E AUTÔNOMA NO PENSAMENTO DE THEODOR ADORNO: IMPLICAÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p425Resumen
Este artigo discute o relevante papel da educação no enfrentamento da violência na sociedade e, sobretudo, nas escolas. Encarada como uma das questões mais perturbadoras no âmbito escolar, a violência manifestada entre os estudantes tem sido amplamente discutida, na mediada em que se reconhece que os seus reflexos incidem negativamente na qualidade da educação, no rendimento dos alunos e na construção de uma cultura de paz. Uma vez que a escola não está separada do todo social, investigar a dimensão conflituosa e contraditória entre as relações sociais e educacionais, na forma como vêm se apresentando, é de fundamental importância para aprofundarmos nossa compreensão do fenômeno da violência na sociedade e seus reflexos na escola, bem como repensar o papel da educação. Nesse texto optamos por resgatar elementos de análise nos postulados de Theodor Adorno, sobretudo pelo fato de o filósofo destinar à educação um papel crucial diante desse desafio. Concluímos que a educação para a aquisição da autonomia e para a emancipação humana é um importante instrumento de mediação contra a violência e contra a barbárie, pois é capaz de proporcionar uma instigante reflexão nos indivíduos, sendo apropriada para fomentar processos de prevenção e/ou superação das condições internas e externas que operam a favor da violência.
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Citas
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