CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCLARECIDA E AUTÔNOMA NO PENSAMENTO DE THEODOR ADORNO: IMPLICAÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Autores/as

  • Ronaldo de Sousa Almeida UEMG
  • Ludmila de Almeida Freire

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p425

Resumen

Este artigo discute o relevante papel da educação no enfrentamento da violência na sociedade e, sobretudo, nas escolas. Encarada como uma das questões mais perturbadoras no âmbito escolar, a violência manifestada entre os estudantes tem sido amplamente discutida, na mediada em que se reconhece que os seus reflexos incidem negativamente na qualidade da educação, no rendimento dos alunos e na construção de uma cultura de paz. Uma vez que a escola não está separada do todo social, investigar a dimensão conflituosa e contraditória entre as relações sociais e educacionais, na forma como vêm se apresentando, é de fundamental importância para aprofundarmos nossa compreensão do fenômeno da violência na sociedade e seus reflexos na escola, bem como repensar o papel da educação. Nesse texto optamos por resgatar elementos de análise nos postulados de Theodor Adorno, sobretudo pelo fato de o filósofo destinar à educação um papel crucial diante desse desafio. Concluímos que a educação para a aquisição da autonomia e para a emancipação humana é um importante instrumento de mediação contra a violência e contra a barbárie, pois é capaz de proporcionar uma instigante reflexão nos indivíduos, sendo apropriada para fomentar processos de prevenção e/ou superação das condições internas e externas que operam a favor da violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo de Sousa Almeida, UEMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Ludmila de Almeida Freire

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Citas

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 119-138.

ADORNO, Theodor W. Educação – para quê? In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1995. p. 139-154

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? (Aufklärung). In: Textos Seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

ZANOLLA, Sílvia Rosa. Educação e barbárie: aspectos culturais da violência na perspectiva da teoria crítica da sociedade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 117-123, jan./jun. 2010.

Publicado

2017-04-27