ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p435Palabras clave:
Processo Ensino-aprendizagem. Cultura Digital. Subjetividade. Professor. Aluno.Resumen
A prática educativa é, por definição, interpessoal: professor e aluno estão presentes na constituição de suas subjetividades. Hoje vivemos sob o domínio da internet, das redes sociais, da comunicação imediata, que permite a conexão de pessoas nas partes mais distantes do mundo. Ao possibilitar a comunicação virtual para além dos meios convencionais, a internet tem se mostrado uma ferramenta fundamental na divulgação da informação e do conhecimento, na pesquisa, e também no processo de aprendizagem. Esta nova forma de comunicação, de um lado, possibilita a circulação livre da informação, aproximando o distante, e de outro, constrói-se basicamente a partir de “encontros” que se fazem na virtualidade. Nesse sentido caberia esse questionamento: nessa cultura digital, como se constitui o espaço do processo de aprendizado? Que lugar vem ocupando esses sujeitos nessa relação? Que consequências esses aparatos tecnológicos estão trazendo para a relação pedagógica? Sabemos que o aluno hoje, enquanto sujeito receptor de informações, já não condiz com o ensino desatualizado encontrado em muitas de nossas escolas. É preciso, pois, aliar o ensino à cultura para assim despertar no campo do sujeito-aluno o desejo em aprender. Atualmente um sintoma que tem atingido os processos culturais de uma forma geral é a falência da transmissão na relação professor-aluno. Substituídos pelos aparatos tecnológicos e pela Internet, os professores vêm perdendo seu lugar na tríade da construção da aprendizagem. Esse texto busca refletir sobre o lugar ocupado pelas tecnologias digitais nessa tríade presente no processo ensino-aprendizagem.
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