NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449Palabras clave:
educação em saúde, novas tecnologias, TP(A)CK, novos letramentos, m-learningResumen
O presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia.
Descargas
Citas
AMARAL, Mara Márcia R. Ávila; COSTA, José Wilson da. A inserção das novas tecnologias como aparato auxiliar em projetos de ensino semi-presencial na educação tecnológica: o caso da FATEC Comércio de Belo Horizonte. Educação Tecnológica, Belo Horizonte, v.11, n.1, p. 22-27, jan-jun. 2006.
AMEM, B. M. V.; NUNES, L.C. Tecnologias de Informação e Comunicação: Contribuições para o Processo Interdisciplinar no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n.3, p. 171-180, 2006.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; STERNADT ALEXANDRE, D.; COUTINHO, C. M. G. F. F. P. M-Learning e Webquests: as novas tecnologias como recurso pedagógico. Educação e Tecnologia. Belo Horizonte, v. 11, n.2, p. 57-63, jul/dez 2007.
CADAVIECO, J. F.; GOULÃO, M. F.; TAMARGO, M. A. G. Melhorar a atratividade da informação através do uso da realidade aumentada. Perspectivas em Ciência de Informação. v. 19, n.1. p. 37- 50. Jan/mar 2014.
COUTINHO, Clara Pereira. TPACK: Em Busca de um Referencial Teórico para a Formação de Professores em Tecnologia Educativa. Revista Paidéi@. UNIMES VIRTUAL, v.2, n. 4, jul. 2011.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento Digital e a Formação de Professores Educação em Revista.Belo Horizonte, v.26, n. 03, p. 335-352. dez. 2010.
LUENGAS, S. A. et al. Aplicación de nuevas tecnologias de la información em la enseñanza de la medicina. Salud Uninorte. Barranquilla, v. 25, n.1, p. 150-171, 2009.
MARINHO, S.P.P. et. al. App currículo, escola e mobilidade. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE, 2014. Dourados, 2014.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. J. Technological pedagogical content knowledge: A new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108 (6), pp. 1017-1054, 2006.
OLIVEIRA, M. R. S. Mobile Learning e ação docente: o celular em sala de aula. Simpósio Internacional de Educação à Distância. 2014.
PARASKEVA, João. M; OLIVEIRA, Lia. R. Teoria Crítica, Currículo e Tecnologia
Educativa. In: _________. Currículo e Tecnologia Educativa. v.2. Portugal:
Pedago, 2008. p.12-13.
PETERS, K. M-Learning: Positioning educators for a mobile, connected
future. International Review of Research in Open and Distance Learning. v.8, n. 2, jun 2007.
SABATTINI, Renato M. E; CARDOSO, Silvia H. O setor de saúde e a EAD. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos. (orgs). Educação a distância: o estado da arte. 2.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
SACCOL, A. Z. et al,. M-Learning (Mobile Learning) in practice: a training experience with it professionals. Journal of Information Systems and Technology Management. v. 7. n. 2. P.261-280. 2010.
SILVA, T. O. T. A efetividade da educação à distância na formação de profissionais da saúde: uma análise a partir da inserção do mercado de trabalho. 2010. 122 p. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Social,
Educação e Desenvolvimento Local). Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2010.
TAROUCO, T. et al., Objetos de Aprendizagem para M-Learning. Coletânea de Entidades de suporte ao uso de Tecnologia na aprendizagem. S. Ed: Porto Alegre, 2004.
XAVIER, Antonio C. dos Santos. Letramento Digital e Ensino. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf Acesso em 17 Mar 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).