ANÁLISE DO IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O MONITORAMENTO E A QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE CAMPO DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (ACE), NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p469Parole chiave:
Tecnologias móveis, aplicativo, combate a vetores, mosquito Aedes aegypti, Agente de Combate as Endemias (ACE), Gestão em Saúde Pública.Abstract
O combate ao vetor que transmite a Dengue, o Zica Vírus e a Chikungunya é feito no Brasil por um profissional denominado ACE (Agente de Combate às Endemias), que, além de combater os focos e criadouros, tem a missão de instruir a população quanto aos cuidados necessários para se manter um ambiente não propício à reprodução deste vetor. É um processo feito de forma artesanal, muito dependente da habilidade e comprometimento desses profissionais. O objetivo deste artigo é propor uma alternativa para a informatização do serviço de campo dos ACE, utilizando um aplicativo móvel criado para o monitoramento e a qualificação de suas ações e demonstrar de que forma esta informatização pode trazer benefícios para a gestão municipal, para a produtividade dos profissionais envolvidos, para a população e para a diminuição dos focos e casos das doenças transmitidas pelo vetor. Para a implementação desta solução proposta foram descritas três etapas utilizando a tecnologia como fator viabilizador. Este artigo se baseou em um pré teste do aplicativo móvel criado, em um município da região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).