A POLÍCIA MILITAR EFETIVANDO A DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DO PROGRAMA EDHUCA

Autores

  • Aline Oliveira Mendes de Medeiros Unoesc/Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p553

Palavras-chave:

dignidade humana, direitos humanos, polícia militar, educação informal.

Resumo

O respectivo manuscrito pretende retratar acerca da necessidade que o cidadão possui de obter conhecimento de seus direitos, garantias e deveres fundamentais, que por desconhecimento deste rol, termina por ser excluído socialmente, adentrando-se na criminalidade e prejudicando a si mesmo e a ordem social, embasado no fato de que toda pessoa possui o direito de ser tratado e respeitado dignamente. O estudo baseou-se no programa EDHUCA projeto desenvolvido pelo 15° Batalhão de Polícia Militar, o qual visa ser implantado em todo o Estado de Santa Catarina. Este estudo foi realizado devido à crescente onda de criminalidade que envolve a sociedade. O estudo possui o método qualitativo, sendo desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de documentos. O resultado obtido da observância do projeto deste programa é que o mesmo possui capacidade para auxiliar na promoção dos direitos humanos, atuando através da educação informal, preparando os adolescentes para as necessidades que a sociedade impõe, abrindo os portões escolares e jogando fora as algemas dos presídios, pois uma pessoa bem educado, pautada nos valores morais e éticos, será um cidadão à menos na esfera criminal, em virtude de que o ser humano compreende tão somente o resultado da educação que lhe foi dada, desta forma atuar através da educação para esculpir o cidadão e, a sociedade é um método que a longo prazo trará bons resultados, com capacidade de modificar o núcleo social, atuando em uma política de implantação de valores, redirecionando a sociedade para o bem comum como preceito maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Mendes de Medeiros, Unoesc/Chapecó

Advogada; Graduada em Direito; Autora do Blog Direito em Estudo; Autora do livro A promoção dos Direitos Humanos Fundamentais através da Polícia Militar.

Referências

ALEXY, Robert. Conceito e validade do direito. Org. Ernesto Garzón Valdés... (et all).; trad. Gercélia Batista de Oliveira Mendes.-São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

BAEZ, Narciso Leandro Xavier; LEAL, Rogério Gesta; MEZZAROBA, Orides. Dimensões materiais e eficaciais dos direitos fundamentais. São Paulo: Conceito Editorial, 2010.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. 2ª ed. reform. – São Paulo: Moderna, 2004.

DWORKING, Ronald. Levando os direitos à sério. Trad; Nelson Boeira. –São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FONSECA, Júlio Cesar Pozo da [et.all]. Programa EDHUCA: Educação em Direitos Humanos e Cidadania Ativa. 15° Batalhão de Polícia Militar.

FRANCESCHINA, Aline O.M.M. A democracia sob a perspectiva de um direito da teoria da quarta dimensão. In: Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Faculdade de Direito do Sul de Minas. Programa de Pós- Graduação em Direito. V. 29, n 2 (jul./dez.2013). Pouso Alegre: Faculdade de Direito do Sul de Minas, 2013.

GOLDSCHMIDT, Rodrigo. Flexibilização dos Direitos Trabalhistas: ações afirmativas da dignidade da pessoa humana como forma de resistência. São Paulo: LTr, 2009.

MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais. 4 ed.-São Paulo: Atlas, 2013.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa; RIQUE, Célia D. G. ; FREITAS, Fábio F. B. Polícia e Democracia: desafios à educação em direitos humanos. Prefácio: Sérgio Adorno; introdução: Paulo Sérgio da Costa Neves. – Recife: Gajop; Bagaço, 2002.

PONDÉ, Luiz Felipe. Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. – São Paulo: Leya, 2012.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4 ed. rev. atua. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

Downloads

Publicado

2017-05-09