A BELEZA DO SAGRADO COMO INTERFACE EVANGELIZADORA NO UNIVERSO TEEN.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p104Palabras clave:
Adolescência, sagrado, beleza, corpo.Resumen
O artigo apresenta como temática as inquietações acerca do corpo do adolescente e a dimensão corporal juvenil como revelação da beleza do sagrado. A adolescência é uma etapa que anuncia transformações e rupturas em todas as dimensões. Período de mudanças que vão desde o corpo, perpassam relações interpessoais, sexualidade, força, emoções, desejos, sentimentos, afetando também a capacidade de compreender e explicar o mundo e as coisas. Diante do exposto, como acompanhamos nossos adolescentes no processo de maturação, autonomia, escolhas e construção do projeto de vida? Ficamos extasiados perante a beleza deles? Quais são os valores que permeiam nossa relação com os adolescentes? Nesse sentido, a beleza desperta o amor e nos faz ver no outro um próximo a amar. Ela tem como proposta a gratuidade, exige tempo, contemplação, admiração... Sinaliza o Transcendente, conduz ao mistério. Portanto, a percepção do divino encarnado no corpo do adolescente adquire cidadania a partir da nossa abertura a esta novidade e aos desdobramentos diversos que ela provoca.
Descargas
Citas
ANTUNES, Otávio Ferreira. A beleza como experiência de Deus. São Paulo/SP: Paulus, 2010.
BÍBLIA SAGRADA. Disponível em: <http://www.bibliacatolica.com.br/biblia- ave-maria/sao-lucas/2/>. Acesso em: 11 dez. 2015.
BOFF, Leonardo. “A beleza salvará o mundo”. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/530983-a-beleza-salvara-o-mundo-dostoiewski-nos-ensina-como-artigo-de-leonardo-boff>. Acesso em: 11 dez. 2015.
BROSHUIS, Inês. A beleza que seduz. Disponível em: http://www.catequistasemformacao.com/2014/08/artigos-o-belo-ludico-e-mistico-na.html. Acesso em:11 dez. 2015.
CARVALHO, Alysson; SALLES, Fátima; GUIMARÃES, Marília (orgs.). Adolescência. Belo Horizonte: UFMG; Proex - UGMG, 2002. 122p.
CALANDRO, Eduardo; LEDO, Jordélio Siles. Psicopedagogia Catequética: Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades, vol. 2 – Adolescentes e jovens. São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção: Catequese conforme as idades).
CELAM – SEÇÃO JUVENTUDE. Para uma Pastoral de Adolescentes. São Paulo: CCJ – Centro de Capacitação da Juventude, 1998. 40p.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório Nacional de Catequese. Brasília: Edições CNBB, 2006. 219p.
CRESTANI, Alfredo. Adolescência: tentando compreender o que é
difícil entender. Porto Alegre/RS: EDIPUCRS, 2016. 199p.
DATTLER, Frederico. Os evangelhos da infância de Jesus: segundo Lucas e Mateus. São Paulo: Paulinas, 1981. p. 74-77.
DICK, Hilário. O divino no jovem: Elementos teologais para a evangelização da cultura juvenil. São Paulo: CCJ – Centro de Capacitação da Juventude, 2009. 96p.
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO SUMO PONTÍFICE FRANCISCO. Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013.
FABRIS, Rinaldo; MAGGIONI, Bruno. Os Evangelhos (II). São Paulo/SP: Loyola, 1992. p.43-44.
OLIVEIRA, Vilson Dias de. Catequese com adolescentes. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção Pedagogia da fé).
PALAORO, Adroaldo. Trindade e mundo, diferenças que se amam. Disponível em: <http://www.catequesehoje.org.br/index.php/raizes/espiritualidade/724-trindade-e-mundo-diferencas-que-se-amam>. Acesso em: 11 de dez. 2015.
PONTÍFICIAS OBRAS MISSIONÁRIAS – POM. Adolescentes sem fronteiras:Roteiros para encontros de grupos. Brasília: POM, 2015. 176p.
PROVÍNCIA MARISTA BRASIL CENTRO-NORTE. Marco Referencial da Pastoral Juvenil Marista – PJM. Brasília: UBEE/UNBEC, 2008. 110p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).