O JOGO DO DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p154Keywords:
Jogo. Direito. Linguagem. Teoria dos Jogos. Competição.Abstract
O Direito e o jogo apresentam muitas semelhanças em suas estruturas. O ambiente jurídico não só apresenta as características de um jogo, como também, busca a mesma finalidade que esse. São atividades ou ocupações exercidas dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da ‘vida cotidiana’. A ideia de ganhar está estreitamente relacionada com ambos, e isso significa manifestar sua superioridade num determinado aspecto. A competição judicial está sempre submetida a um sistema de regras restritivas que, independentemente das limitações de tempo e lugar, colocam firme e inequivocamente o julgamento no interior do domínio do jogo ordenado e antitético. Essa sugestão, do direito (processo) como um tipo de jogo, encontra respaldo no conceito de jogo e na própria teoria dos jogos.
Downloads
References
BECKER, L.A. A Erosão do Sagrado Processual. In: Qual é o jogo do processo? – BECKER, L.A, (Org.); Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Ed., 2012.
BÊRNI, Duilio de Ávila. Teoria dos jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2004.
BOBEDA, Alexandre. A teoria dos jogos no dia a dia das organizações. Disponível em: www.webinsider.com.br/vernoticia.php?id=2115. Acesso em Maio de 2016.
CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia: 1990.
CALAMANDREI, Piero. O processo como jogo – In: GENESIS – Revista de Direito Processual Civil, Curitiba 2002 nº 23 DEL CLARO, Roberto B (Trd.).
CARVALHO, José Augusto Moreira. Introdução à Teoria dos Jogos no Direito. Revista de Direito Constitucional e Internacional 2007, RDCI 59.
COSTA, Carlos Duarte; HAUSER, Kely C. Paintner. Teoria dos jogos. Disponível em www.uniexp.edu.br/revista_uniexp/01/report_01d.html. Acesso em de Maio de 2016.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 7ª.ed. Perspectiva. São Paulo, 2012.
MACHADO, Mario Brockmann. Comentários sobre cultura jurídica e democracia. Disponível em:
. Acesso me maio de 2016.
ROBLES, Gregório. As Regras do Direito e As Regras dos Jogos – Ensaio Sobre a Teoria Analítica do Direito. São Paulo: Noeses, 2011.
ROSA, Alexandre de Morais da. Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos. 1ª Ed. – Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).