O JOGO DO DIREITO

Authors

  • Péricles da Cunha Lopes PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p154

Keywords:

Jogo. Direito. Linguagem. Teoria dos Jogos. Competição.

Abstract

O Direito e o jogo apresentam muitas semelhanças em suas estruturas. O ambiente jurídico não só apresenta as características de um jogo, como também, busca a mesma finalidade que esse. São atividades ou ocupações exercidas dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da ‘vida cotidiana’. A ideia de ganhar está estreitamente relacionada com ambos, e isso significa manifestar sua superioridade num determinado aspecto. A competição judicial está sempre submetida a um sistema de regras restritivas que, independentemente das limitações de tempo e lugar, colocam firme e inequivocamente o julgamento no interior do domínio do jogo ordenado e antitético. Essa sugestão, do direito (processo) como um tipo de jogo, encontra respaldo no conceito de jogo e na própria teoria dos jogos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Péricles da Cunha Lopes, PUC-Minas

Graduando em Bacharelado de Direito

References

BECKER, L.A. A Erosão do Sagrado Processual. In: Qual é o jogo do processo? – BECKER, L.A, (Org.); Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Ed., 2012.

BÊRNI, Duilio de Ávila. Teoria dos jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2004.

BOBEDA, Alexandre. A teoria dos jogos no dia a dia das organizações. Disponível em: www.webinsider.com.br/vernoticia.php?id=2115. Acesso em Maio de 2016.

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia: 1990.

CALAMANDREI, Piero. O processo como jogo – In: GENESIS – Revista de Direito Processual Civil, Curitiba 2002 nº 23 DEL CLARO, Roberto B (Trd.).

CARVALHO, José Augusto Moreira. Introdução à Teoria dos Jogos no Direito. Revista de Direito Constitucional e Internacional 2007, RDCI 59.

COSTA, Carlos Duarte; HAUSER, Kely C. Paintner. Teoria dos jogos. Disponível em www.uniexp.edu.br/revista_uniexp/01/report_01d.html. Acesso em de Maio de 2016.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 7ª.ed. Perspectiva. São Paulo, 2012.

MACHADO, Mario Brockmann. Comentários sobre cultura jurídica e democracia. Disponível em:

. Acesso me maio de 2016.

ROBLES, Gregório. As Regras do Direito e As Regras dos Jogos – Ensaio Sobre a Teoria Analítica do Direito. São Paulo: Noeses, 2011.

ROSA, Alexandre de Morais da. Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos. 1ª Ed. – Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

Published

2017-08-30