A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PARA SE CONHECER A VERDADE DE JAIME BALMES NA VERIFICAÇÃO DOS PRECEDENTES
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n13p179Palabras clave:
Precedente, Critério, Modos de conhecer a verdade.Resumen
O trabalho discutirá uma aproximação das ideias de Jaime Balmes contidas no livro “O critério” com o artigo 489 parágrafo 1º inciso V do Código de Processo Civil que trata dos precedentes. A importância do tema é a força que o instituto do precedente alcança em nosso ordenamento jurídico e a necessidade de os operadores do Direito atentarem para formas de sua utilização no sistema judiciário brasileiro. O modo de conhecer a verdade de Jaime Balmes pode ser um interessante aliado nas formas de se interpretar o precedente e sua aplicação em casos concretos. A metodologia utilizada neste trabalho foi a utilização do livro “O critério” de Jaime Balmes e de outras fontes encontradas em pesquisas realizadas em bibliotecas, internet e também nas bibliografias indicadas pelo orientador. A pesquisa observa elementos da filosofia do pensador espanhol e sua aplicação na análise de precedentes judiciais, realizando um debate entre as ideias de Balmes e de outros estudiosos de direito na busca de soluções para as decisões na justiça.
Descargas
Citas
BALMES, Jaime. O critério. 1ª ed. São Paulo: LOGOS, 1957.
BRASIL. Lei. 13.105 de 16 de março de 2015. Disponível em http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2013.105-2015?OpenDocument. Acesso em 12 set. 2016.
BUSTAMANTE, Thomas da Rosa. A dificuldade de se criar uma cultura argumentativa do precedente judicial e o desafio do Novo CPC. In DIDIER, Fredie et.al. (Coord.) Coleção Grandes Temas do Novo CPC. Salvador. Juspodvim: 2015. Capítulo 13. p.
DIDIER JUNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil. 10 ed. Salvador: Juspodivum, 2015a.vol 1.
DIDIER JUNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil. 10 ed. Salvador: Juspodivum, 2015b.vol 2.
DONIZETTI, Elpídio. As forças dos precedentes no novo código de processo Civil. Revista de Direito UNIFACS- Debate Virtual, n. 175, 2015. Disponívelem<http://www.revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/view/3446 >.Acessoem 19 mai.2016.
DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FONTES, Paulo Gustavo Guedes, Filosofia do Direito. Série Carreiras Federais. Coordenadores André Ramos Tavares, José Carlos Francisco. 1 ed. Rio de Janeiro:Editora Método. 2014
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa, DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)Pensando a Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KELSEN, Hans. O problema da justiça. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1973. LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Processual da Decisão Jurìdica.1 ed. São Paulo. Editora Landy.2002.
LOSANO, Mário G. Introdução. In KELSEN, Hans. O Problema da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MACÊDO, Lucas Buril de, Contributo para a definição de ratiodecidendi na teoria brasileira dos precedentes judiciais.In DIDIER, Fredie et.al. (Coord.) ColeçãoGrandes Temas do Novo CPC. Salvador. Juspodvim: 2015. Capítulo 09.
MADEIRA, Dhenis Cruz. Argumentação jurídica: (In)compatibilidade entre a tópica e o Processo. 1 ed. Curitiba. Editora Juruá. 2014.
MARINONI, Luiz Guilherme. Os Precedentes na Dimensão da Segurança Jurídica. Revista Páginas de Direito, Porto Alegre, ano 14, nº 1117, 20 de março de 2014. Disponível em: http://www.tex.pro.br/home/artigos/261-artigos-mar-2014/6443-os-precedentes-na-dimensão-da-segurança-jurídica
NUNES, Dierle; HORTA, André Frederico. A aplicação de precedentes e distinguishing no CPC/2015:Uma breve introdução. In DIDIER, Fredie et.al. (Coord.) Coleção Grandes Temas do Novo CPC. Salvador. Juspodvim: 2015. Capítulo 14.
ROMÃO, Pablo Freire; CASTRO PINTO, Eduardo Regis. Precedente no Novo Código de Processo Civil: tensão entre segurança e dinâmica do Direito./Curitiba: Juruá, 2015. 240p.
SCHAUER, Frederick. Precedente. In: DIDIER, Fredie et.al. (Coord.) Coleção Grandes Temas do Novo CPC. Salvador. Juspodvim: 2015. Capítulo 2.
TARUFFO, Michele. Precedente e jurisprudência. Revista de processo. São Paulo, v. 199, ano 36, p. 139-155, set. 2011.
TORRES, Carlos. La ética de Jaime Balmes. Cuadernos de PensamientoEspañol. Série de PensamientoEspañol. L. E. Pensamiento clássico español. Departamento De Filosofia. Universidad de Navarra. Pamplona (Spain), n 25. 138 p. 2004. Disponível em <http://dadun.unav.edu/bitstream/10171/7073/1/25.pdf> Acesso em 20 de junho de 2016.
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. A vinculatividade dos precedentes e o ativismo judicial-paradoxo apenas aparente. In: Coleção Grandes Temas do Novo CPC. Coordenadores. Capíulo 12.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).