A ciranda infantil a partir da visão de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST

Autores

  • Regiane Sbroion de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Soares da Silva Universidade de São Paulo
  • Wisner Tahan Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p834-854

Palavras-chave:

Criança, Ciranda Infantil, Pesquisa com Crianças, Rural, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Resumo

A pesquisa objetivou compreender as significações de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST, na região de Ribeirão Preto (SP), acerca de um espaço/tempo especificamente a elas destinado, denominado Ciranda Infantil. Utilizamos como instrumentos: diário de campo; fotografias realizadas pelas crianças; conversas a partir das fotografias e uso de fantoches. Participaram seis crianças de dez a doze anos. Os resultados indicam que a Ciranda tem sido significada pelas crianças como um espaço de socialização e aprendizagens variadas entre adultos e crianças, marcadas pela construção de relações afetivas, socioambientais e geracionais, com destaque para a ludicidade. Conclui-se que as crianças percebem que existe para elas um projeto intencional e apropriam-se deste espaço enquanto sujeitos críticos que colaboram em sua construção e/ou o disputam com os adultos. Este sentimento de ter a Ciranda como espaço próprio os autoriza a propor melhorias para sua realização.

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Biografia do Autor

Regiane Sbroion de Carvalho, Universidade de São Paulo

Psicóloga formada na Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado realizado na Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda na Universidade de São Paulo, pesquisando sobre o tema política, infância, participação política de crianças, socialização política, metodologia de pesquisa com crianças.

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo

É Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral na Katholieke Universiteit Nijmegen (Holanda). Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD (2010/2012). Coordenou o Grupo Nacional de Trabalho Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo, instituído pela COEDI/SEB/MEC. Coordena o Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). É membro do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (LAPSI-IPUSP). Ministra disciplinas na graduação nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental. Pesquisa e realiza atividades de extensão relacionadas aos seguintes temas: relações sujeito-ambiente em contextos rurais, periurbanos e urbanos; educação infantil em áreas urbanas e rurais; desenvolvimento humano e formação de professora/es e educadora/es infantis; subjetividade, educação e infância nos territórios rurais e da reforma agrária; educação infantil do campo.

Wisner Tahan Filho, Universidade de São Paulo

Graduando em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-06-26

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos