A ciranda infantil a partir da visão de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p834-854Palavras-chave:
Criança, Ciranda Infantil, Pesquisa com Crianças, Rural, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.Resumo
A pesquisa objetivou compreender as significações de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST, na região de Ribeirão Preto (SP), acerca de um espaço/tempo especificamente a elas destinado, denominado Ciranda Infantil. Utilizamos como instrumentos: diário de campo; fotografias realizadas pelas crianças; conversas a partir das fotografias e uso de fantoches. Participaram seis crianças de dez a doze anos. Os resultados indicam que a Ciranda tem sido significada pelas crianças como um espaço de socialização e aprendizagens variadas entre adultos e crianças, marcadas pela construção de relações afetivas, socioambientais e geracionais, com destaque para a ludicidade. Conclui-se que as crianças percebem que existe para elas um projeto intencional e apropriam-se deste espaço enquanto sujeitos críticos que colaboram em sua construção e/ou o disputam com os adultos. Este sentimento de ter a Ciranda como espaço próprio os autoriza a propor melhorias para sua realização.
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