A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal.

Autores

  • Anna Riani Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fatima Caropreso Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p894-914

Palavras-chave:

psicanálise, Margaret Mahler, desenvolvimento psíquico, relação mãe-bebê.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a teoria sobre o desenvolvimento psíquico precoce de Margaret Mahler e contribuir para a compreensão de seu lugar de destaque junto aos mais importantes autores psicanalíticos que investigaram o desenvolvimento infantil. Mais especificamente, ele busca fornecer uma visão sistemática do processo do desenvolvimento psíquico precoce normal em crianças de 0 a 3 anos segundo Mahler.  Em um primeiro momento, apresentamos o lugar da autora no cenário da psicanálise infantil e descrevemos a metodologia de pesquisa utilizada por Mahler e colaboradores em seus estudos clínicos e empíricos do desenvolvimento infantil. Em seguida, apresentamos os três níveis propostos pela autora em sua teoria do desenvolvimento psíquico, a saber, “desenvolvimento normal”, “crises inerentes ao desenvolvimento” e “psicose infantil”. Por fim, descrevemos fase por fase como se dá o primeiro desses níveis (desenvolvimento psíquico normal) na primeira infância.

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Biografia do Autor

Anna Riani, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Psicologia na UFJF

Fatima Caropreso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa de pós graduação do departamento de Psicologia da UFJF

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Publicado

2019-06-26

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos