Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa

Autores

  • Larissa Dalcin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Mary Sandra Carlotto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Professores, Revisão sistemática.

Resumo

O estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.

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Biografia do Autor

Larissa Dalcin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Psicóloga, Mestranda em Psicologia Social (PUCRS)

Mary Sandra Carlotto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (ULBRA); Doutora em Psicologia Social (USC-ES).

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Publicado

2018-08-11

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos