CONSUMISMO PRECOCE E MÍDIA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DE UM CANAL TELEVISIVO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p552-574Palavras-chave:
Consumismo, Infância, PublicidadeResumo
A sociedade contemporânea é marcada pelo consumo e, nessa organização, a criança tem seu lugar de consumidora reservado pela mídia, principalmente a televisiva. A tevê é algo bastante presente na vida das crianças e um importante divulgador de publicidade infantil. Este trabalho identificou os discursos usados pela publicidade de um canal televisivo infantil na tentativa de persuadir a criança e seus cuidadores. Para a realização da pesquisa, foram gravadas e transcritas as peças publicitárias desse canal, e os textos resultantes da transcrição foram submetidos à análise do discurso. Para análise e discussão, o material foi organizado em duas categorias: “felicidade e status por meio do consumo” e “reprodução de papéis de gênero”. Os principais resultados apontaram que os discursos apresentaram os produtos como fórmula para a felicidade e o reforço aos papéis de gênero socialmente construídos pela estratégia de exposição de seus produtos.
Palavras-chave: Consumismo. Infância. Publicidade.
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