INTERNET E ADOLESCÊNCIA: UMA INTERVENÇÃO COM OS ADOLESCENTES, PAIS E PROFESSORES

Auteurs-es

  • Tamara Raquel Fim
  • Fernanda Aparecida Szareski Pezzi

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p942-959

Mots-clés :

Internet. Adolescência. Pais. Professores. Prática profissional.

Résumé

Este artigo consiste num relato de experiência de uma prática profissional que teve como objetivo analisar a influência do uso da internet na adolescência, na percepção de adolescentes, pais e professores. A intervenção foi realizada por uma psicóloga numa escola estadual de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 15 adolescentes, 14 pais e 9 professores. Como metodologia, utilizou-se de rodas de conversas e dinâmicas em que os participantes puderam expressar e refletir sobre o papel da internet em suas vidas. Desse modo, constatou-se que a internet ocupa um lugar de grande relevância na vida dos adolescentes, tornando-se uma ferramenta essencial na cena familiar e escolar. Pais e professores também fazem uso dessa tecnologia, embora estabeleçam com ela uma relação mais cuidadosa e responsável. A intervenção mostrou-se pertinente, pois possibilitou a discussão sobre essa temática tão presente no atual contexto histórico e cultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Tamara Raquel Fim

Especialista em Desenvolvimento da Infância e Adolescência pela Setrem, psicóloga.

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi

Mestra em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo–RS, Brasil; professora no curso de graduação em Psicologia da Setrem; psicóloga.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-29

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos